A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 59ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus), prendeu em flagrante, na quinta-feira (21/08), um homem de idade não informada, por agredir fisicamente sua companheira, também de idade não revelada, deixando-a inconsciente por cerca de uma hora. A prisão foi efetuada no município.
A ação faz parte da Operação Shamar, que visa intensificar ações ostensivas, repressivas e preventivas no combate aos crimes praticados contra a mulher em todo o país.
De acordo com o delegado Jandervan Rocha, da 59ª DIP, a equipe recebeu denúncia anônima, por volta das 6h, de que um homem estava agredindo fisicamente sua companheira e a deixou desacordada em sua residência. Os agentes iniciaram diligências para apurar os fatos e localizar o autor.
“A vítima foi encontrada desacordada após sofrer lesões graves na região da boca. Testemunhas relataram que o homem, durante a ação, também ofendeu verbalmente a mulher, antes de se recolher da residência. Ela permaneceu inconsciente por cerca de 30 minutos a uma hora, sendo socorrida por vizinhos até recobrar a consciência”, informou o delegado.
Segundo Jandervan Rocha, informações preliminares indicam que o casal tinha um histórico de discussões e brigas, em relação conturbada. Ainda no local, o homem foi localizado e autuado, e conduzido à delegacia. “Reforçamos o compromisso no combate à violência doméstica e orientamos que vítimas e testemunhas denunciem casos semelhantes”, concluiu o delegado.
A PC-AM reforça que as denúncias podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou diretamente na unidade policial mais próxima. A identidade do informante será mantida em total sigilo.
O homem responderá por agressão física no âmbito de violência doméstica. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.