A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), cumpriu, nesta sexta-feira (22/08), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 33 anos, por descumprimento de Medida Protetiva de Urgência (MPU) em favor de sua ex-companheira, de 31 anos. A prisão foi efetuada em via pública no município.
A prisão faz parte da Operação Shamar, realizada ao longo de todo o mês de agosto, com o objetivo de combater a violência contra a mulher.
Conforme a delegada Joyce Coelho, titular da unidade policial, a vítima foi casada com o autor por 14 anos. No entanto, devido a constantes conflitos e agressões, a mulher decidiu se separar. Na ocasião, o autor deixou a residência que compartilhava com a ex-companheira e os filhos.

“Após a separação, ela procurou a delegacia e solicitou uma medida protetiva, temendo as atitudes do ex-companheiro. Porém, após três meses, no dia 3 de novembro de 2024, o homem chegou embriagado à casa da vítima e pediu para entrar. Ela recusou, e ele passou a quebrar os vidros das janelas e portas, evadindo-se em seguida. A vítima, então, começou a limpar os cacos de vidro”, informou Joyce Coelho.
Segundo a delegada, cerca de 30 minutos após o ocorrido, o homem retornou ao local, surpreendendo a mulher enquanto ela ainda limpava os estilhaços. Ele entrou na casa sem permissão e quebrou dois aparelhos de TV. Imediatamente, a vítima fugiu com os filhos para a casa de familiares e, em seguida, registrou o descumprimento na delegacia. “Dado os fatos, solicitamos à Justiça a prisão do homem que foi prontamente deferida e cumprida nesta manhã”, concluiu a delegada.
O homem responderá por descumprimento de Medida Protetiva de Urgência. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.