A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 49ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus), cumpriu, na segunda-feira (08/09), mandados de prisão preventiva de um homem, de 38 anos, por importunação sexual, e de outro indivíduo, de 52 anos, por estupro, praticados contra duas colegas de trabalho, de 23 e 47 anos. As prisões foram efetuadas no município.
Conforme o delegado Felipe Carvalho, o caso chegou ao conhecimento da PC-AM, no dia 3 de setembro, após as vítimas comparecerem à delegacia para denunciar os indivíduos. Todos os envolvidos trabalham em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.
“As duas vítimas compareceram à delegacia visivelmente muito abaladas. Elas informaram que estavam sendo importunadas sexualmente pelos dois homens desde janeiro deste ano e a de 47 anos relatou, inclusive, uma situação de estupro praticado pelo autor mais velho contra ela”, narrou o delegado.
Segundo o delegado, de forma imediata foram realizadas as diligências e levantados elementos de informações, o que possibilitou a representação pela prisão preventiva dos investigados.
“O pedido foi deferido pelo Poder Judiciário, pela gravidade da situação, e na segunda-feira, as ordens judiciais foram cumpridas na unidade de saúde onde eles trabalhavam, em Amaturá”, disse o delegado.
Ainda segundo o delegado, uma das testemunhas ouvidas relatou que já foi vítima de importunação sexual praticada pelo homem de 52 anos. As investigações continuam para identificar outras vítimas.
Procedimentos
O autor de 38 anos responderá por importunação sexual e o homem de 52 anos responderá por estupro. Eles permanecerão à disposição da Justiça.