A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) centro-sul, cumpriu, nesta terça-feira (18/11), mandado de prisão preventiva de um homem, de 29 anos, por descumprimento de medida protetiva, lesão corporal e ameaça contra sua ex-companheira, de 33 anos.
De acordo com a delegada Patrícia Leão, o homem tem sete registros de Boletins de Ocorrência (BOs) por descumprimento das medidas protetivas, desde a sua primeira expedição, vindo a ser preso em janeiro deste ano. Contudo, em março, ele foi posto em liberdade, e novamente passou a perseguir a mulher de várias formas.
“Uma das ocasiões, o homem enviou para ela uma foto de sua tornozeleira eletrônica danificada, juntamente com diversas ameaças e ofensas de baixo calão. A sua última conduta criminosa foi praticada em julho deste ano, quando a vítima estava dormindo em sua residência com sua família e o indivíduo começou a gritar em frente ao local, proferindo diversas ofensas”, explicou a delegada.
Segundo a delegada, ao dirigir-se à cozinha para acionar a polícia, a vítima foi surpreendida pelo indivíduo que invadiu a residência. Ele encontrava-se sob efeito de entorpecentes e a agrediu com socos no rosto, atingindo o olho esquerdo, a boca e o nariz, além de puxar os cabelos dela e a chutar em suas costas e pernas.
“Em relato, a vítima contou que começou a gritar por ajuda, quando os seus pais se aproximaram para ajudar. Em seguida, o autor pegou um terçado que estava na garagem, golpeando a cabeça e o ombro do pai dela, que também sofreu lesões em um dos dedos da mão esquerda”, relatou a delegada.
Conforme a delegada, a vítima relatou ainda que o homem a ameaçou com o terçado, sendo impedido pelos pais dela. Em determinado momento, ela conseguiu tomar a arma branca das mãos dele, que fugiu do local.
“Após os fatos, a vítima compareceu à delegacia para o registro do BO devido ter sido informada por vizinhos de que o autor ainda estava próximo a sua residência. De imediato, saímos em diligências ao local, mas ele já não se encontrava”, pontuou a delegada.
Ainda segundo a delegada, diante do lugar incerto do autor, foi produzido material de procurado e teve sua prisão preventiva representada, além de busca e apreensão domiciliar, ambas deferidas pela Justiça.
“Após intensa investigações, realizamos a prisão do indivíduo na rua Iraci de Albuquerque, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul. Ele foi encaminhado para a delegacia para os procedimentos cabíveis”, declarou a delegada.
O homem responderá por descumprimento de medida protetiva, lesão corporal, e ameaças. Ele está à disposição da Justiça.

