A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na noite de quinta-feira (11/12), a tradicional solenidade em homenagem ao retorno da tropa da PMAM da Guerra de Canudos. O evento aconteceu na sede do Comando-Geral da instituição, localizada no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
Na ocasião, a corporação militar concedeu três honrarias a oficiais e praças da PMAM que se destacaram em missões e operações, e também a militares das Forças Armadas, policiais civis, membros da Segurança Pública, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e autoridades civis.


As Medalhas Ação Policial e Cândido Mariano são tradicionais e entregues todos os anos durante a solenidade alusiva a campanha de Canudos. Neste ano, a PMAM concedeu a Medalha Ordem do Mérito pela primeira vez durante esta solenidade. A honraria é concedida a servidores da Segurança Pública que se destacaram no exercício de suas profissões e possui três graus: faixa, grã-colar e distinção.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinicius Almeida; e o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno Fraga, receberam a Ordem do Mérito no maior grau, o de faixa. As demais autoridades foram agraciadas com os graus grã-colar e distinção.


O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou que a solenidade de Canudos é uma tradicional e importante data celebrada pela corporação para relembrar o ato heroico da tropa que lutou uma das mais emblemáticas guerras brasileiras.
“Reverenciar Canudos é reconhecer que aquele espírito permanece vivo em cada policial militar que veste esta farda. E, assim como em 1897, a Polícia Militar do Amazonas de hoje também enfrenta desafios diários com determinação, preparo e sentido de dever. Este ano, alcançamos resultados históricos no combate ao crime e esses números representam a atuação incansável de uma tropa comprometida”, disse o comandante-geral da PMAM.
Participaram do evento o subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi; o Chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo; além de outras autoridades militares e civis.


Guerra dos Canudos
Movimento armado ocorrido entre 7 de novembro de 1896 e 5 de outubro de 1897, nas proximidades do povoado de Canudos, no interior da Bahia, a guerra mobilizou cerca de 12 mil militares de 17 estados brasileiros. O então governador do Amazonas, Fileto Pires Ferreira, atendendo à convocação do Governo Federal, determinou o envio de 24 oficiais e 249 praças, do 1° Batalhão de Infantaria, sob o comando do tenente-coronel Cândido Mariano.
Memorial
A memória dos fatos ocorridos na Guerra de Canudos está exposta no Museu Tiradentes, no Palacete Provincial, localizado no bairro Centro, zona sul de Manaus. No local, também está a Bandeira Brasileira bordada a ouro e prata por senhoras da sociedade paraense e presenteada aos policiais militares do Amazonas, quando eles passaram por Belém, em forma de homenagem e agradecimento aos heróis mortos na Bahia.

