Policiais da Base Fluvial Arpão, com auxílio do cão com faro para narcótico Xerife, apreenderam, na madrugada desta terça-feira (14), cerca de 40 quilos de pasta-base de cocaína, em Coari (localizado a 363 quilômetros de Manaus). A droga estava escondida em fundos falsos de mesas de marcenaria. Na ocasião, um homem de 27 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante sob suspeita de transportar o material ilícito.
Com a apreensão, a polícia calcula ter causado danos estimados em R$ 2 milhões ao crime organizado.
A apreensão ocorreu após policiais integrados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coordenados pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) terem iniciado, por volta de meia noite, fiscalização na embarcação Sagrado Coração de Jesus. O barco havia saído de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) com destino a capital.
Durante a inspeção, Xerife sinalizou que dentro das mesas de marcenaria, composta por um torno e uma serra de corte, havia entorpecentes. Os policiais realizaram a abertura dos maquinários e encontraram a droga, em fundos falsos.
Ao todo, foram encontrados 40 tabletes de pasta-base de cocaína, pesando aproximadamente um quilo cada.
O homem suspeito de ser o responsável pela droga foi preso. Ele foi encaminhado para a Polícia Civil, que integra as equipes da Base Arpão, coordenada pela SSP-AM para os procedimentos de polícia judiciária.
*Com informações da assessoria