A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), prendeu, na segunda-feira (05/08), dois homens envolvidos em casos distintos de estupro de vulnerável em Manaus. O resultado das prisões foi apresentado em coletiva de imprensa nesta terça-feira (06/08), na Delegacia Geral (DG), bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da cidade.
A delegada Juliana Tuma, titular da Depca, disse que no primeiro caso, um homem de 57 anos foi preso preventivamente por abusar sexualmente de três vítimas, que tinham entre 6 e 10 anos na época dos crimes. Atualmente, uma delas tem 12 anos e é sobrinha da ex-companheira do infrator. As outras vítimas, que têm 22 e 24 anos, denunciaram o autor após descobrirem que ele estava fazendo novas vítimas.
“As investigações começaram após a vítima de 12 anos relatar a sua mãe em uma conversa que havia sido violentada pelo homem. A adolescente ainda estava se culpando por ter escondido o que havia ocorrido por muito tempo”, disse a delegada.
Ainda segundo a autoridade policial, a vítima escreveu uma carta relatando os crimes sofridos, que quase foi lida na igreja. Na carta, ela dizia que precisava perdoar alguém que estava no recinto, que seria o autor. No entanto, ela desistiu.
No decorrer das investigações, as outras duas vítimas também denunciaram o homem dizendo que ele cometeu os crimes quando elas tinham a mesma faixa de idade da última vítima.
Ainda em coletiva de imprensa, foi apresentado o segundo caso solucionado pela Depca. Um homem de 37 anos foi preso em flagrante após ser flagrado praticando atos libidinosos com sua enteada de 8 anos.
“O crime ocorreu na manhã de segunda-feira (05/08), por volta das 9h, na casa onde moravam, no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste, e foi presenciado pela mãe da vítima. O suspeito fugiu, mas foi localizado em uma empresa no Distrito Industrial”, explicou Tuma.
Conforme a titular da Depca, a mãe da vítima acordou e não encontrou sua filha. Ao abrir um dos cômodos da casa, a mulher se deparou com a criança completamente despida e o homem ao lado, em uma situação completamente constrangedora. Nesse momento, o homem fugiu, e a mãe foi à delegacia denunciar o caso.
“Inicialmente, em escuta especializada, a vítima não queria falar sobre o que havia ocorrido, mas, depois de conversar com uma psicóloga, a criança revelou que o suspeito cometia aqueles crimes regularmente com ela, inclusive dizendo que não a deixaria brincar se ela não permitisse que ele a violentasse”, relatou.
Denúncias
Os Boletins de Ocorrência (BOs) sobre crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes devem ser registrados na delegacia mais próxima ou diretamente na Depca, localizada na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul.
As denúncias anônimas também podem ser feitas pelo número (92) 99962-2441, disque-denúncia da Depca, ou 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Procedimentos
Os dois homens responderão por estupro de vulnerável. Ambos serão encaminhados à audiência de custódia e ficarão à disposição da Justiça.