Policiais civis da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), prenderam em flagrante, na terça-feira (02/09), um homem de 29 anos e uma mulher de 47 anos pelo homicídio qualificado de Jocilane de Castro Batista, de 33 anos. O fato aconteceu na segunda-feira (1º/09), por volta das 17h30, na rua Major Zeca, bairro Centro, no município. As prisões ocorreram em menos de 24h, após o crime.
De acordo com o delegado José Barradas, titular da DIP de Coari, a equipe tomou conhecimento do caso após a cunhada da vítima comparecer à delegacia e informar o ocorrido. Ela explicou que estava em frente à sua residência com o irmão e a vítima, quando uma dupla chegou em uma motocicleta, anunciou um assalto e, em seguida, disparou diversas vezes contra a vítima. A partir dessa informação, as diligências para localizar os autores do crime foram iniciadas.
“A motivação do crime ainda está sendo investigada, assim como a possível participação de outras pessoas. No entanto, o que podemos destacar é que testemunhas relataram que, no dia do crime, dois indivíduos chegaram em uma motocicleta, armados, e anunciaram um assalto. O companheiro de Jocilane e mais duas pessoas que estavam com ela presenciaram os disparos. A vítima foi alvejada e não resistiu aos ferimentos”, explicou José Barradas.
Segundo o delegado, após o ocorrido, uma equipe da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) foi a primeira a chegar ao local do crime e apreendeu os celulares de todas as pessoas presentes, incluindo os celulares da vítima e de seu companheiro. Após colherem as informações, os agentes deram início às buscas para localizar um dos suspeitos.
“Um homem de 24 anos, com antecedentes criminais por homicídios é considerado um dos principais pistoleiros de uma facção criminosa que atua na cidade, foi localizado e preso na rua Dom Mário, no bairro Duque de Caxias, onde estava escondido. Após a prisão, ele foi conduzido à delegacia e o celular dele também foi apreendido para auxiliar na investigação”, detalhou o delegado.
O delegado também explicou que, após a análise dos aparelhos e das informações coletadas no local do crime, a equipe da Polícia Civil conseguiu localizar e prender a dupla envolvida na ação.
“Além dessas três pessoas diretamente envolvidas na prática criminosa, outras já foram identificadas e estão sendo procuradas. Por questões de sigilo, os nomes não serão divulgados para não prejudicar as investigações e garantir o sucesso nas prisões”, concluiu o delegado.
Todos os envolvidos permanecem presos pelo crime de homicídio qualificado. Eles passarão por audiência de custódia e ficarão à disposição do Poder Judiciário.