MANAUS – O Golpe do Pix faz vítimas no Amazonas, contudo, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) orienta como recuperar dinheiro. Normalmente, golpistas se passam por parentes ou amigos e pedem dinheiro às vítimas.
De acordo com o diretor do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ), delegado Denis Pinho, existem duas formas.
Pelo bloqueio cautelar e com o mecanismo especial de devolução, ambos os métodos duram de 72 horas a 90 dias para reaver o dinheiro.
“É importante destacar que o Banco Central do Brasil (BCB) criou os mecanismos para que as vítimas possam reaver as quantias transferidas de forma ilícita”, assinalou Denis Pinho.
A maioria dos golpes são aplicados via redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.
Mecanismos
O bloqueio cautelar é o acompanhamento e monitoramento que as instituições bancárias fazem nas contas correntes, e quando é identificada qualquer ocorrência de forma ilícita, é feito o bloqueio de 72 horas de forma preventiva.
E o Mecanismo Especial de Devolução (MED) é exclusivo do Pix, criado para facilitar as devoluções, aumenta as possibilidades da vítima. Após um chamado na agência bancária, o prazo é de 90 dias.
Registrar o BO na Delegacia Virtual (Devir), no site: delegaciavirtual.sinesp.gov.br. é fundamental.