A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu sete armas de fogo durante ações de patrulhamento de rotina, entre sábado (21/09) e domingo (22/09). As ocorrências foram registradas nas zonas norte, leste, sul e centro-sul da capital, e resultaram na prisão de três homens.
Das sete armas apreendidas, duas eram pistolas, sendo uma de calibre 380 e outra calibre 40; três revólveres, sendo dois de calibre 38 e outro calibre 32; e duas armas de fogo de fabricação caseira. Também foram apreendidas 50 munições, dois carregadores, uma porção média de skunk, uma balança de precisão e um veículo.
De acordo com a PMAM, quatro armas de fogo foram apreendidas pelas equipes da Força Tática, em patrulhamento nos bairros Cidade Nova, Jorge Teixeira, Armando Mendes e Parque 10 de Novembro. As equipes das 1ª e 22ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) realizaram apreensões nos bairros Cachoeirinha e Nossa Senhora das Graças, respectivamente.
As ocorrências foram encaminhadas para os 1º, 6º e 14º, Distritos Integrados de Polícia (DIP).
Patrulhamento no domingo
A equipe policial da Força Tática realizava patrulhamento na rua Alameda Esperança, comunidade Nossa Senhora de Fátima, quando visualizou um carro realizando uma manobra brusca. Na ocasião, o condutor do veículo tentou mudar a direção quando percebeu a presença dos policiais militares.
Dois homens foram abordados no veículo e, durante procedimentos de revista, uma pistola calibre 40 com 24 munições foram encontradas na cintura de um dos suspeitos.
Ainda no domingo, desta vez, na zona centro-sul, a equipe policial da 22ª Cicom realizava patrulhamento no bairro Nossa Senhora das Graças, quando recebeu denúncia apontando suspeitos armados no beco Igarapé. Durante a incursão no local, dois homens fugiram para uma área de mata, deixando para trás duas armas de fabricação caseira, 22 munições e uma munição calibre 12.
Aumento no número de apreensão de armas de fogo
A Polícia Militar do Amazonas apreendeu 852 armas de fogo, de janeiro a agosto deste ano. O número representa aumento de 12% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 763 armas de fogo foram retiradas de circulação. Os dados são da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da PMAM.
Foram apreendidos 291 revólveres, 269 pistolas, 128 espingardas, 72 caseiras, 24 fuzis, além de rifles, carabinas, submetralhadoras, artesanais, escopetas, dente outras armas de fogo.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.