Um grupo de 20 policiais militares estão em treinamento destinado à atuação em operações com cães, por meio do 3º Curso de Cinotecnia da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O treinamento, que está sob a coordenação da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), tem o intuito de capacitar os policiais militares a trabalharem com cães altamente treinados, que desempenham funções fundamentais em operações policiais.
O subcomandante da CipCães, major Torres, também diretor do curso, explicou que as atividades terão duração de 30 dias e iniciaram com a participação de 20 policiais militares, sendo 18 da PMAM e dois da Polícia Militar de Roraima (PMRR). A aula inaugural aconteceu na quarta-feira (02/04), na sede das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), no bairro Distrito Industrial 1, zona sul de Manaus.


“O curso tem o principal objetivo na questão da saúde animal, o adestramento dos cães policiais, para que esses cães estejam preparados para o combate ao tráfico de drogas nas regiões de fronteiras, aos ilícitos penais, guarda e proteção, controle de distúrbio civis, no geral, toda parte das modalidades caninas que a CipCães atua”, destacou.
Durante o curso, os policiais militares terão aulas teóricas e práticas abordando Saúde Canina, Manejo e Zoonoses; Introdução ao Adestramento Básico; Atuação dos Cães Policiais na Segurança Pública; Procedimentos Operacionais Padrão; Treinamento Físico com Cães Policiais; Atendimento Pré-hospitalar Canino; Teoria Geral do Faro; Noções de Condução de Cães para Guarda e Proteção; Adestramento Avançado, dentre outras.
A Cinotecnia
A Cinotecnia policial envolve o uso de cães treinados para auxiliar em diversas ações. Eles são empregados em atividades como identificação de armas, explosivos, entorpecentes, tendo grande vantagem devido à capacidade de detectar elementos que, na maioria das vezes, são imperceptíveis para o ser humano.
As ações
Os cães policiais contribuem de forma significativa para o sucesso das operações. No ano de 2024, a CipCães auxiliou na apreensão de mais de dez toneladas de entorpecentes, causando prejuízo estimado em mais de R$360 milhões ao crime organizado.
Sobre a CipCães
A CipCães é a unidade da PMAM responsável por diversas modalidades de ações, como faro de entorpecente e explosivos, busca e captura, controle de distúrbio civis, contenção de rebeliões e fuga de apenados, guarda e proteção, bem como o policiamento ostensivo com cães, policiamento em praças desportivas, desfiles cívico-militares e cinoterapia.