A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) mantém, diariamente, ações de prevenção, para aproximar a comunidade e prestar serviços que vão além do policiamento ostensivo, nos bairros Adrianópolis e Aleixo, zona centro-sul de Manaus, área de atuação da unidade policial.
Consoante o comandante da 16ª Cicom, capitão PM Marcos Paulo, os policiais militares da unidade policial, além de abordagens rotineiras, reservam um momento especial para levar a escolas públicas daquela região, orientações cívico-militares, palestras sobre o perigo do uso de entorpecentes e segurança, dentro do projeto Ronda Escolar.
“A Polícia Militar também se preocupa com a questão da prevenção primária e secundária, realizando não só o policiamento de rua, tradicionalmente conhecido, mas também ações preventivas para que o futuro da sociedade esteja resguardado”, relatou o capitão PM Marcos Paulo.
A diretora da escola Estadual Ângelo Ramazzotti, Ivana Borges, uma das escolas que recebem as ações preventivas da unidade policial, destacou que após a presença da PMAM, o ambiente escolar foi transformado em um lugar seguro, tanto para os alunos quanto para o corpo docente.
“A 16ª Cicom teve um papel fundamental no auxílio em relação a essa mudança que houve na escola. Desde o início, toda dificuldade que tive, a 16ª sempre esteve presente para me apoiar, me auxiliar, até chegar esse momento onde a gente colheu os frutos. Nós temos uma escola organizada, disciplinada, zero problema de violência, zero problema de drogas” destacou a diretora.
O estudante Pedro Almeida, de 17 anos, também comentou sobre o impacto das ações da PMAM na escola. “A presença da polícia aqui na escola traz segurança para nós, alunos, assim nós nos sentimos seguros, desde o começo das rondas. As palestras que eles fazem ajudam a gente a entender melhor os perigos que existem e como se proteger. É bom saber que tem alguém cuidando da gente”, afirmou o aluno.
Além do Ronda Escolar, a equipe policial da 16ª Cicom também instituiu rondas em ônibus do transporte coletivo, estabelecimentos comerciais, dentre outros, estreitando laços com a comunidade e reforçando o compromisso de servir e proteger a população daquela região.