Dois pilotos de aeronave, de 32 e 36 anos, foram presos por meio da Operação Estol, sob suspeita de integrar uma organização criminosa que realiza transporte de drogas por via aérea. A ação, da Polícia Civil por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), aconteceu na última segunda-feira (9).
De acordo com o delegado Mário Paulo, diretor do DRCO, o tráfico diversificou os meios de transporte de entorpecentes diante da seca dos rios. “A equipe policial, atenta a essa nova modalidade, iniciou a Operação Estol, que é apenas o início de outras investigações, que pretendem apurar o tráfico realizado por via aérea”, informa a PC-AM.
Segundo o delegado, os pilotos foram presos em um ramal do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). O de 32 anos teve um mandado de prisão preventiva expedido por tráfico de drogas, enquanto o outro, de 36 anos, foi detido por porte ilegal de arma de fogo restrita.
Em continuidade a operação no bairro Tarumã, zona oeste da capital, os policiais do DRCO cumpriram mandado de busca e apreensão domiciliar e apreenderam computadores, aparelhos celulares e diversos documentos, que imaginam que sejam relacionados ao tráfico de entorpecentes.
Também foi apreendida uma caminhonete utilizada pela organização criminosa. O delegado Paulo Benelli, diretor adjunto do DRCO, informou que os pilotos serão encaminhados à audiência de custódia e estão à disposição do Poder Judiciário. “As investigações devem continuar para averiguar a participação de outros envolvidos nessa organização criminosa”, completa Benelli.
*Com informações da assessoria