Segundo estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número estimado de casos de estupro no Brasil, por ano, é de 822 mil: o equivalente a dois por minuto. Nesta sexta-feira (14), a Polícia Civil prendeu mais um suspeito deste crime em Manaus, que teria abusado sexualmente das duas sobrinhas menores de idade.
O 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP) cumpriu mandado de prisão preventiva de um homem, de 37 anos, por estupro de vulnerável contra as próprias sobrinhas. O suspeito não teve a identidade revelada, mas há informação de que o crime aconteceu entre 2008 e 2013.
A Polícia Civil destaca que o homem responderá pelo crime de estupro de vulnerável, cuja pena é reclusão de oito a 15 anos, sem contar os agravantes, e ficará à disposição da Justiça.
A prisão aconteceu na avenida Duque de Caxias, bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul da capital. De acordo com o delegado Marcos Arruda, titular do 1º DIP, o infrator se aproveitava da ausência do restante da família na residência para cometer os atos libidinosos contra as vítimas.
“As investigações iniciaram quando uma das vítimas, na maioridade em 2021, procurou as autoridades policiais para denunciar os abusos sexuais cometidos pelo autor. Então, no dia 10 de abril deste ano, a Justiça expediu a prisão preventiva do indivíduo e demos cumprimento”, conta o delegado.
A pesquisa do Ipea, publicada em março desta ano, também revela o quadro de proximidade entre vítima e autor, que se pode constatar neste caso. Quanto às relações entre agressores e vítimas de estupro, notam-se quatro grupos principais: os parceiros e ex-parceiros, os familiares, os amigos/conhecidos e os desconhecidos, nesta ordem.
*Com informações da assessoria