Integrantes de um grupo criminoso foram presos durante a Operação Poucos Segundos, que cumpriu cinco mandados — sendo quatro de prisão e um de busca e apreensão — por envolvimento em um roubo de R$ 14 mil em Manacapuru (localizado a 68 quilômetros de Manaus). A quantia em dinheiro, segundo a polícia, foi subtraída via pix pelos criminosos, que abordaram a vítima e forçaram a transferência bancária. Após o crime, os suspeitos fugiram do local.
A ação foi deflagrada, nesta quarta-feira (2), pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, em conjunto com a DIP de Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital amazonense).
Segundo o delegado Rafael Allemand, titular da unidade policial, na ocasião do crime, ocorrido no dia 28 de junho deste ano, a vítima — que não teve o nome divulgado — estava aguardando a entrega de uma encomenda de madeiras quando foi abordada por cinco homens armados, que a obrigaram a transferir o dinheiro.
“Iniciamos as investigações e identificamos um dos indivíduos, para quem o dinheiro fora transferido. A partir disso, conseguimos identificar os demais suspeitos e solicitar a prisão deles, bem como a busca e apreensão na residência de Bruno Laranjeiras Albuquerque, responsável por financiar a ação e ter se beneficiado com a transferência dos valores”, explica a autoridade policial.
Conforme o titular da especializada, no momento do cumprimento das ordens judiciais, três homens foram presos, identificados como Evanilson Marques Sampaio, Rodrigo Pereira e Rodrigo Ribeiro Ausier.
Já um quarto suspeito, identificado como Bruno Albuquerque, foi ferido após resistir à abordagem policial. Ele foi socorrido e encaminhado à uma unidade hospitalar, onde não resistiu e foi a óbito.
“Durante buscas na residência do suspeito, apreendemos porções grandes de diversos entorpecentes, como maconha, pedra e cocaína, além de armas de fogo, munições, rádio transmissor, balança de precisão, colete a prova de balas, bem como uma roupa rajada semelhante à de militar”, conclui o delegado.
A operação foi batizada com este nome em razão da ação criminosa ter sido realizada em um curto espaço de tempo, conforme explica Allemand.
Ainda segundo a autoridade policial, um procedimento foi instaurado em nome de Bruno — mesmo que ele esteja extinto a punibilidade — pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Procurado
De acordo com a Polícia Civil, buscas estão sendo realizadas para localizar e prender outro suspeito de participação no crime, identificado como Elton Corrêa Coelho, que está foragido.
Quem tiver informações a respeito do paradeiro de Elton, deve entrar em contato por meio dos números (92) 99517-0201, disque-denúncia da DIP de Manacapuru, ou 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Procedimentos
Evanilson, Rodrigo Pereira e Rodrigo Ribeiro responderão por roubo majorado e associação criminosa armada e ficarão à disposição da Justiça.
*Edição: Narel Desiree