Manaus (AM) – Os crimes de roubos e furtos a unidades de saúde em Manaus apresentaram uma redução de 46% nos primeiros dois meses de 2023. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
As reduções são resultados de ações específicas, determinadas pelo Secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), General Carlos Alberto Mansur, a partir do monitoramento de estatísticas e incidência criminal por meio dos pontos focais.
O chefe do Departamento de Tecnologia da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), tenente-coronel Marco Gama, afirma que por meio deste monitoramento foi possível planejar ações específicas. Uma delas foi a Central Integrada de Fiscalização (CIF), com foco na redução dos roubos e furtos em unidades de saúde de Manaus.
Leia também: Criminosos explodem cofre de posto de combustível em Manaus; veja o vídeo
“O Secretário de Segurança me designou para acompanhar a incidência de roubos e furtos em unidades de saúde, com objetivo de reduzir esse indicador. Mês a mês nós pegamos todos os boletins de ocorrência, analisamos incidência de horários e localidade, para fazer um raio-x e direcionar ações para reduzir esses números”, disse o coronel.
Ainda segundo o coronel Márcio Gama, entre os maiores registros de materiais furtados de unidades de saúde estão ferro, cobre e fiação elétrica. Analisando esse dado, foi deflagrada uma Central Integrada de Fiscalização (CIF), para fiscalizar sucatarias que vendem esse material roubado.
“Mais de 30% dos furtos que acontecem nessas unidades são de ferro, cobre ou fiação. Pensando nisso, fizemos a CIF para averiguar a legalidade de estabelecimentos e a procedência dos materiais vendidos nos locais. Junto a isso também direcionamos a atuação ostensiva da Polícia Militar nos locais mapeados pela estatística”, destacou o coronel.
Pontos focais
Além das ações ostensivas, a SSP-AM periodicamente realiza reuniões com os pontos focais para analisar os indicadores criminais e determinar ações de combate de acordo com o levantamento das áreas com maior incidência de ocorrências. A SSP-AM reforça a importância da população denunciar por meio do Disque 181, as práticas criminosas.
*Com informações da assessoria