MANAUS (AM) – Os dois mortos durante um confronto com troca de tiros na manhã deste domingo (9), foram identificados nesta segunda-feira. O sargento do Exército Brasileiro (EB), Diego Azevedo, começou os disparos que resultaram na morte do soldado da Polícia Militar (PM), José Antônio.
Sargento, soldado e tiroteio
O confronto começou após a esposa do sargento do EB ligar para a PM relatando que estava sendo agredida por ele dentro do apartamento onde moravam na avenida Leonardo Malcher, bairro Centro, zona sul de Manaus.
A guarnição foi recebida a tiros por Diego. O soldado José recebeu um tiro cabeça e foi a óbito no local. Outro PM identificado como sargento Weldmam, foi alvejado na perna e teve que ser socorrido para o hospital.
O sargento do exército, que começou com os tiros, também morreu dentro do apartamento. A esposa dele está bem e foi resgatada pelos policiais.
O sargento do Exército Brasileiro (EB) Diego Azevedo, que recebeu os PMs com tiros
Soldado da Polícia Militar (PM) José Antônio, baleado na cabeça. Sargento Weldmam, que foi levado com vida para o hospital após ser baleado na perna.
DADOS
O Amazonas está entre os cinco estados brasileiros que mais reduziram os crimes de latrocínios (roubos seguidos de morte), no país em 2024. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), as ações das Forças de Segurança amazonense resultaram na queda de 50% desses crimes entre os meses de janeiro e abril.
O resultado, de acordo com o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, confirma as estratégias de enfrentamento à criminalidade e investimentos nas Forças de Segurança, adotadas pelo Governo do Amazonas.
“Esse é mais um resultado da integração da Polícia Militar, Polícia Civil, das nossas agências de inteligência, que tem empregado efetivo repressivo e investigativo com o uso de tecnologias, que tem culminado na retirada de mais criminosos das ruas”, destacou o secretário.
Dados estatísticos
De acordo com os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, entre janeiro e abril ocorreram oito roubos seguidos de morte. Durante o mesmo período do ano passado, os crimes vitimaram 16 pessoas em todo o Estado.
A redução de 50% desse tipo de crime elevou o Amazonas ao 4º lugar, empatado com Paraná, em número de reduções, ficando atrás apenas de Tocantins, Distrito Federal e Alagoas.
Leia mais: Policiais civis do interior participam de curso de escuta especializada para crianças e adolescentes