A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, nesta quarta-feira (04/02), evento para destacar o trabalho de comandantes, delegados e representantes da polícia científica e demais órgãos das Forças de Segurança, que se destacaram na redução dos índices criminais em suas áreas de atuação no ano de 2025.
A homenagem realizada durante o 43° Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD) com a entrega do Selo Outro, contemplou a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).
De acordo com o tenente-coronel Rouget Brito, coordenador do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), 2025 foi o ano de maior êxito nos indicadores criminais da série histórica do Amazonas. Segundo ele, os números auxiliam diretamente o gestor no acompanhamento dos índices e no cumprimento das metas estabelecidas.


“O CGD é uma gestão voltada para resultados. Esse modelo cria uma sinergia para que cada gestor local e os policiais em geral trabalhem focados nas metas, o que contribui de forma significativa para a redução dos indicadores em todas as zonas de Manaus e também no interior do estado”, destacou.
Em Manaus, a zona norte conquistou o primeiro lugar no ranking de desempenho, com reduções expressivas nos índices criminais, entre eles o homicídio, com 53%. “Destaco que trabalhamos com muito comprometimento, liderança e garra para podermos alcançar esses números”, disse o comandante do Batalhão Norte, tenente-coronel Heber Ribeiro.
Redução no interior


Outro destaque também foi feito para as unidades do interior do Estado. O município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) recebeu o selo ouro na redução dos índices criminais.
“O trabalho foi realizado com muita dedicação por todos os policiais militares do 2º Batalhão. O empenho e dedicação de cada um deles fez com que nós alcançássemos esse objetivo através de diversas operações que reforçaram o policiamento no município”, disse o comandante do 2° Batalhão da PMAM, major Marcos Pires.
Destaque da Polícia Civil
Na PC-AM, o melhor desempenho de produtividade foi alcançado pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) da zona centro-sul de Manaus. “O trabalho continua e o objetivo é dobrar a meta para que no ano que vem possamos continuar a mostrar o nosso comprometimento com as mulheres e o fim da violência”, disse a delegada titular, Patrícia Leão.
Atuação do DPTC e Corpo de Bombeiros


O DPTC, por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), também foi destaque durante o CGD. O diretor da unidade, Mahatma Porto, ressaltou os resultados alcançados ao longo de 2025.
“Foi um ano de muito trabalho, mas os peritos do Instituto de Identificação se empenharam ao máximo, tanto que alcançamos 99% de produtividade. Todos os dias acompanhamos de perto as demandas, garantindo condições adequadas para que os profissionais pudessem trabalhar, concluir seus laudos e entregar todo o material interno”, destacou o diretor.
O CBMAM destacou-se no período com o aumento dos Atendimentos Pré-Hospitalares (APH), totalizando 1.946 atendimentos, um crescimento de 48%. Além disso, foram contabilizados 74% de aumento nas ações de combate a incêndios, reforçando a atuação operacional e preventiva da corporação.
Durante o evento, a SSP-AM entregou homenagem ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) pelo destaque alcançado ano passado e pela atuação integrada junto às Forças de Segurança.

