O Amazonas fechou o mês de janeiro de 2026 com uma redução de 47% nos roubos de celular. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) mostram que o número total do mês é o menor já registrado no estado, em comparação aos últimos sete anos, e reflete como resultado dos investimentos em segurança pública feitos pelo Governo do Estado.
Conforme os dados do Centro Integrado de Estatística da SSP-AM, em janeiro de 2025, o Amazonas havia registrado um total de 1.789 roubos de celular. Este ano, durante o mesmo período, esse número caiu para 952.
Se comparar os números de 2026, com o ano de 2020, quando o estado chegou a contabilizar 2.321 casos, a redução chega a 59%. Esses números mostram que o resultado registrado este ano, é o menor em relação aos últimos sete anos.


O diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), delegado Bruno Hitotuzi, avalia que a partir da criação do Programa RecuperaFone e o fortalecimento do policiamento ostensivo e preventivo ainda mais presente nas ruas, os números tendem a cair ainda mais.
“Logo após a criação do RecuperaFone, os números já apresentaram uma queda e essa redução registrada em janeiro é ainda maior, o que nos deixa ainda mais motivados, porque sabemos que estamos trabalhando e gerando resultados. E, além de reduzir os crimes, estamos recuperando esses aparelhos e devolvendo aos seus verdadeiros donos”, frisa o delegado.
O delegado lembra que somente em 2025, o Amazonas chegou a 7,5 mil celulares recuperados. “Já estamos com mais de cinco editais publicados e ainda temos muitos aparelhos aguardando pelo dono. E já estamos trabalhando para lançar, nos próximos dias, um novo edital”, adianta Hitotuzi.


Investimentos
O RecuperaFone foi lançado pelo Governo do Amazonas, em setembro de 2024, e passou a operar em uma sede própria. Com tecnologia com capacidade de identificar celulares com restrição de roubos e furtos, o Programa se aproxima de oito mil aparelhos recuperados.
Além do RecuperaFone, o Governo do Amazonas fortaleceu ainda mais o policiamento Ostensivo e Preventivo com os novos mil policiais militares e a ação de mais 500 militares em formação, que já estão nas ruas patrulhando com novas viaturas equipadas com o Sistema Paredão.
Ainda como ferramenta de apoio, o RecuperaFone conta com o trabalho conjunto do Núcleo de Repressão aos Roubos ao Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (Nurcc), que é coordenado pela Polícia Civil (PC-AM).
O Nurcc desencadeou ações repressivas de combate ao roubo ao transporte público e retirou das ruas, 24 grupos criminosos especializados em roubos ao transporte público, que dentre outros objetos praticavam crimes para roubar aparelhos celulares.

