Um jovem de 23 anos, identificado como Daniel Moura da Conceição, foi preso após se entregar à polícia na sede da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na segunda-feira (5). Ele é apontado como pistoleiro e esquartejador da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Segundo informações repassadas pela polícia, Daniel se entregou após ter sido obrigado pelos chefões da facção criminosa.
Para o titular da DEHS, delegado Ricardo Cunha, Daniel é o principal suspeito dos homicídios de Bruno Bentes da Silva, de 27 anos, e do mototaxista Felipe Santiago de Oliveira, 24. Os crimes ocorreram no ano passado, no bairro Compensa, zona oeste da capital amazonense.
“A prisão dele [Daniel] foi resultado de investigação envolvendo desentendimentos e mortes de desafetos de organizações criminosas que assolam a nossa cidade”, explicou Cunha.
Ainda segundo a autoridade policial, os crimes estão relacionados à execuções provenientes da guerra entre facções rivais.
O jovem, segundo Cunha, se entregou à polícia afirmando que estava com medo de ser morto pelos chefes das facções, e que teria se apresentado por ordem do CV devido a investigação que a polícia vem realizando na Compensa.
Durante o interrogatório, ele teria confessado os dois homicídios, alegando que as vítimas eram de facções rivais do CV e que ele não as conhecia.
“Ele [Daniel] recebeu a fotografia e o local onde elas estavam, assim como a missão para matá-los. Ele disse que foi lá e os matou a sangue frio por ordem do comando”, relatou o delegado.
O delegado afirmou, ainda, que as investigações vão continuar naquela área para identificar os demais envolvidos e o mandante do crime, além de quem forneceu as armas e o apoio logístico.
Os crimes
Bruno Bentes da Silva foi executado a tiros na noite do dia 6 de maio de 2021, no campo de futebol do Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC); Felipe foi decapitado e teve o corpo encontrado em um terreno baldio. Ambos os crimes ocorreram no bairro Compensa, zona oeste da cidade.
*Com informações do Portal A Crítica