MANAUS – O soldador Randerson Murilo Ribeiro Neves, morreu triturado em Itacoatiara, nesta terça-feira (20), depois que os colegas dele ligaram o equipamento de triturar soja.
Eles esqueceram que ele estava dentro da máquina, soldando um material, e apertaram o botão que liga o equipamento. Randerson morreu triturado no complexo industrial da Hermaza.
Leia mais: Vídeo: pai e filho morrem afogados em Itacoatiara
Randerson era de Tocantins, estava em Manaus, há quatro meses. Ele tinha 30 anos. O caso está com a polícia, que vai investigar as responsabilidades.
Acidentes
O Brasil registrou, em 2022, 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. O número de óbitos provocados por esses acidentes chegou a 2,5 mil.
A atividade de atendimento hospitalar é o setor com maior número de notificações, que chegam a mais de 59 mil casos. Técnicos de enfermagem foram os profissionais mais acidentados, com 36 mil casos.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho e diversos órgãos do governo federal.
O professor Ildeberto Muniz, da Faculdade de Medicina de Botucatu, unidade da Universidade de São Paulo (USP), afirma que os dados refletem só os números do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aqueles vinculados a empregados formais, que contribuem com a Previdência Social.
“A informação previdenciária tem como principal filtro que ela se refere ao trabalhador que está vinculado ao seguro de acidente de trabalho. Então, aqueles dois terços da população trabalhadora que não estão no mercado de trabalho, a gente nem pode dizer que a falta daquela informação no dado da Previdência seja sub-registro, porque não é intenção da Previdência ter mesmo aquele registro, ele é por princípio excluído.”