Manaus (AM) – Dois túneis, seriam utilizados para uma fuga em massa, foram encontrados em uma cela do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPMII), no Km 8 da BR-174, na terça-feira (14).
Conforme a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), além dos túneis, que estava no começo ainda, foram encontradas cordas feitas de lençóis e uma baladeira feita com uniformes dos próprios internos.
“O plano foi frustrado durante a realização do procedimento operacional padrão nos pavilhões da unidade prisional. Em uma das celas foram encontrados o início de dois túneis, que seriam utilizados em tentativas de fuga”, diz a nota. A revista foi feita pelo Grupo de Intervenção Penitenciária.
Ainda de acordo com a secretaria, todos os detentos envolvidos na tentativa de fuga vão responder a um procedimento administrativo disciplinar (PAD), que será encaminhado à Vara de Execuções Penais (VEP), do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Por conta dessa situação, a Seap suspendeu em todas as unidades prisionais as visitas, parlatório virtual e escoltas externas, exceto em casos de emergências, durante 13 a 17 de março de
2023, visando à segurança dos servidores, dos reeducandos, dos familiares e dos
visitantes, conforme Portaria Interna n° 036/2023.
Manifestação em frente ao Henoch Reis
Familiares de detentos do sistema prisional de Manaus realizaram, na manhã desta terça-feira (14), uma manifestação na Avenida André Araújo, bairro São Francisco, Zona Centro-Sul da capital amazonense.
Em frente ao Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, os manifestantes erguiam cartazes pedindo um tratamento mais humanitário para os presos, entre alguns dizeres, frases com o apelo “Chega de humilhação” eram mostradas pelos participantes do ato.
Na última semana, algumas reivindicações foram divulgadas nas redes sociais, como: visitas semanais, ventiladores nas celas, maior tempo no banho de sol, mudança na empresa que fornece a alimentação, entrada de medicamentos, higiene no local, entre outras.