Manaus (AM) – Uma organização criminosa foi presa, na tarde desta segunda-feira (10), por extorsão e sequestro envolvendo duas irmãs, de 9 e 18 anos. O sequestro aconteceu na última quarta-feira (05), no residencial Viver Melhor, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus.
Leia também: Em Manaus, dupla é presa em apartamento com drogas e arma; vídeo
Na ação exitosa da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) oito pessoas faziam parte da organização criminosa, sendo: Adigenisso Assis e Assis, 21; Edgar Pinto Monteiro Júnior, 27; Flávio Israel Garcia Pinho, 23, conhecido como “Pateta”; Geise Paiva Dias, 25; Jerusa Oliveira Guimarães, 25; Francisco Paula Lima dos Santos, chamado de “Loirinho”; além de Jackson de Almeida Gama e Marcelo Alves de Oliveira.
De acordo com a delegada da DEHS, Débora Barreiros, as investigações iniciaram após a família das irmãs relatarem a ocorrência na delegacia, informando que elas haviam sido sequestradas e estavam sendo mantidas em cárcere privado.
“Os criminosos queriam obrigar a família a transferir o imóvel deles, em troca da liberdade das meninas. A mãe, veio à delegacia na manhã de ontem e relatou todo o acontecimento. De prontidão, as equipes policiais se deslocaram até um local de encontro, que a genitora combinou para ver as filhas antes de transferir o apartamento”,
disse a delegada.
Nas circunstâncias do fato, as vítimas foram resgatadas no estacionamento de um shopping, na Zona Norte. Nesse momento, policiais da DEHS prenderam Geise, Francisco, Jackson e Marcelo, que estavam com as meninas dentro de um carro.
A genitora, após ver que suas filhas estavam bem, iria dar continuidade a transferência do imóvel junto a Jerusa, que também foi presa. Ela já estava no aguardo da mãe, em um cartório nas dependências do local.
“Em conversa por telefone com os criminosos, a mãe das meninas pediu para ver se elas estavam bem pessoalmente, antes de efetuar a transferência do imóvel. O local combinado foi o estacionamento do shopping, momento que a polícia chegou e deu voz de prisão ao grupo criminoso”,
concluiu.
Sequestro
Flávio, Francisco e Edgar foram os que invadiram a casa das vítimas e as sequestraram. Eles ameaçaram de morte os familiares, que não puderam fazer nada frente à ação criminosa.
Edgar foi o responsável por alugar seu apartamento por R$ 500 para manter as vítimas no local. Além disso, ele, juntamente com Adigenisson e Flávio, eram responsáveis por fazer a vigilância do cativeiro e Marcelo, pelo transporte das vítimas até o shopping. As vítimas passaram cinco dias em cárcere privado, de quarta-feira (05) até a tarde desta segunda (10).
Justiça
Para a delegada, o local onde as meninas eram mantidas em cativeiro é uma área vermelha. Ela diz que as investigações em torno do caso prosseguirão para tentar identificar outros possíveis suspeitos envolvidos com o grupo criminoso.
As pessoas presas foram levadas para DEHS e responderão por extorsão mediante sequestro, ficando à disposição do Poder Judiciário para as medidas cabíveis.
CATIVEIRO QUE MANTINHAM AS REFÉNS:
GRUPO CRIMINOSO PRESO: