O candidato a prefeito de Manaus do PL, Alberto Neto, disse nesta tarde do dia 8 de outubro, dois dias depois da apuração das urnas que lhe garantiu no segundo turno contra o atual prefeito David Almeida (Avante), que está perto de conquistar o apoio do terceiro colocado, Amom Mandel (Cidadania).
Mandel obteve 210.643 votos (19,1%). Nesta eleição, se apresentou como um candidato independente, longe da polarização Lula da Silva e Jair Bolsonaro. Ele dispensou o uso de recursos do fundo eleitoral, e sem apoio das máquinas públicas, considerou que o resultado das urnas foi satisfatório.
E nesse forte universo, notadamente de jovens eleitores, que Alberto Neto que trazer para a disputa final. O candidato bolsonarista surpreendeu a grande maioria das pesquisas e fechou o primeiro turno com 275.063 votos, quase 25% do eleitorado. O primeiro, Almeida, obteve 354.596 votos (32,1%).
Na entrevista à imprensa, Alberto Neto disse que ainda não pode anunciar que o acordo com Mandel já é de 100%, mas prometeu anunciar isso em breve.
“Eu não posso revelar tudo, porque nós ainda estamos conversando”.
Para tentar dizer que essa aliança é muito provável, Alberto Neto perguntou aos repórteres:
“Vocês conseguem enxergar o Amom pedindo voto para o David Almeida?”.
Leia mais: Saiba quem são os 41 vereadores eleitos em Manaus nas eleições 2024
Leia mais: David Almeida e Alberto Neto vão disputar o 2º turno pela Prefeitura de Manaus
Mandel e a rejeição
Conforme o candidato do PL, o eleitor de Mandel rejeita o atual prefeito e que o provável aliado representa essa rejeição ao adversário do segundo turno, a quem se referiu como uma gestão de “escândalos de corrupção”.
Dessa forma, Alberto Neto deu a entender que quando convidar para a próxima entrevista já vai anunciar o acordo de coalizão com o deputado do Cidadania.
“Quando anunciar uma nova [entrevista] coletiva vocês vão suspeitar”.
Wilker Barreto já fechou
Caso Alberto Neto concretize o apoio de Mandel, será o segundo dos sete candidatos a fechar com a chapa bolsonarista.
No evento desta tarde, o candidato do Mobiliza, o deputado estadual Wilker Barreto, esteve ao lado de Alberto Neto para declarar a parceria para o segundo turno.
Barreto já havia dito à imprensa no dia seguinte à votação que o único a quem não apoiaria nesta eleição seria o prefeito Almeida.
Ele obteve 7.273 votos, o que representou 0,66% dos votos válidos, ficando com a sexta posição, acima apenas de Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 1.064 (0,10%).
Fonte: BNC.