A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) retoma oficialmente as atividades no Plenário Ruy Araújo na próxima terça-feira (3/2). A solenidade de abertura da última Sessão Legislativa da 20ª Legislatura será marcada pela leitura da Mensagem Governamental pelo governador Wilson Lima, momento em que o Executivo apresenta o balanço do último ano e as metas para 2026.
O retorno dos trabalhos ocorre em um ano de agenda intensa. Entre os parlamentares, a expectativa é de que a Casa mantenha a produtividade parlamentar conciliada com as demandas diretas da população do interior e da capital.
Foco em gestão e produtividade
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), destaca que, apesar dos desafios do calendário eleitoral, a prioridade será a celeridade nas pautas de interesse público e o fortalecimento administrativo da Casa.
“Temos uma expectativa muito positiva para este novo ano legislativo, que será intenso e desafiador por conta do calendário eleitoral. Nossa premissa é garantir celeridade e responsabilidade na análise de projetos que tragam benefícios reais para a população. Vamos manter a Assembleia produtiva, com diálogo, transparência e foco em pautas prioritárias, além de seguir o calendário do concurso público”, afirmou Cidade.
Na mesma linha de eficiência legislativa, o deputado Carlinhos Bessa (PV) reforça que o último ano da legislatura exige um ritmo acelerado para atender demandas represadas.
“Encaramos 2026 com o compromisso de intensificar ainda mais o trabalho. Seguimos atentos às demandas da sociedade, fortalecendo o diálogo com os municípios e instituições para construir soluções concretas”, pontuou.
Defesa do consumidor e direitos das mulheres
As comissões técnicas também prometem protagonismo neste ano. O deputado Mário César Filho (UB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), anunciou que a meta é levar o atendimento para mais perto do cidadão.
“Em 2026 estenderemos os trabalhos aos bairros e comunidades, com operações ‘Limpa Nome’. Continuaremos defendendo os consumidores, os autistas e as pessoas com deficiência”, destacou.
Já a pauta de proteção social segue sob a liderança da deputada Alessandra Campelo (Podemos), que foca no enfrentamento à violência de gênero.
“Este é mais um ano para levantar e defender a bandeira de combate à violência contra a mulher, junto com a Procuradoria da Mulher, com ações em defesa dos seus direitos”, reiterou a parlamentar.
O deputado Comandante Dan (Podemos), presidente da Comissão de Segurança Pública, reforça seu compromisso com as pautas da segurança pública, da interiorização do desenvolvimento e da qualidade de vida da população.
“Honraremos nosso mandato e buscaremos a aprovação de projetos de lei que consideramos importantes, além de tentar a regulamentação de outras leis já publicadas, para que surtam os efeitos desejados”, afirmou o parlamentar.
Avanços no Setor Primário e Educação
Para o deputado João Luiz (Republicanos), o ano será de consolidação de projetos iniciados em ciclos anteriores, com olhar especial para quem produz.
“Temos a perspectiva de muitos avanços, de continuar o trabalho com os agricultores, dar uma atenção especial aos pescadores, além de trabalhar na evolução da educação, esporte, tecnologia e saúde”, detalhou.

