A deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) se reuniu, na última terça-feira (20/1), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com secretários e secretárias municipais de Assistência Social do interior do estado para dialogar sobre os desafios, demandas e estratégias para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios amazonenses.
Durante o encontro, a parlamentar destacou a importância da escuta qualificada e do diálogo permanente com os gestores que atuam diretamente na ponta do atendimento à população mais vulnerável. Para Alessandra Campelo, fortalecer o SUAS significa garantir direitos básicos, como segurança alimentar, proteção social, inclusão produtiva e dignidade, especialmente para mulheres, crianças, pessoas idosas e famílias em situação de vulnerabilidade.
A principal demanda dos gestores e representantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Amazonas (Coegemas-AM) é que a deputada use seu prestígio político para interceder pelos municípios junto ao Governo do Estado para a atualização do repasse do cofinanciamento estadual da Assistência Social. A medida é crucial para garantir a oferta contínua e qualificada de serviços, programas e benefícios a famílias e indivíduos em vulnerabilidade.
“Aqui a gente tratou de cofinanciamento, a gente tratou de conversas com Judiciário também para discutir as situações em cada município, tratamos de capacitação, de apoio para mobilidade dos secretários, enfim, estamos nos preparando para que em 2026 a Assistência Social seja marca presente e importante no nosso mandato. Vamos junto ao governador Wilson Lima buscar mais apoio na Seas para que a gente possa ter um SUAS mais forte nos municípios”, disse a parlamentar do Podemos e vice-líder do Governo na Aleam
Com experiência na área, a deputada lembrou que esteve à frente da Secretaria de Estado de Assistência Social entre 2021 e 2022, período em que colaborou com o governador Wilson Lima na implantação de programas estruturantes que seguem beneficiando milhares de amazonenses, como o Auxílio Estadual Permanente, o Prato Cheio, o Crédito Rosa e o programa Dignidade Menstrual.
“Fortalecer a Assistência Social é fortalecer vidas. É garantir comida na mesa, dignidade para as mulheres, oportunidade para quem quer empreender e proteção para quem mais precisa. Por isso, sigo trabalhando para que políticas públicas cheguem a todos os municípios, com respeito, sensibilidade e compromisso”, afirmou a parlamentar.
A reunião também reforçou o papel da Assembleia Legislativa como espaço de articulação entre o poder público estadual e os municípios, contribuindo para o aprimoramento das políticas sociais e para a construção de um Amazonas mais justo, humano e solidário.
Reconhecida como uma das principais defensoras da pauta social no Parlamento Estadual, Alessandra Campelo reafirmou que o mandato segue aberto ao diálogo com gestores, trabalhadores do SUAS e usuários da política de assistência social, fortalecendo ações que garantam proteção social contínua e esperança de dias melhores para a população do Amazonas.

