MANAUS – A procuradora do Trabalho Alzira Melo Costa foi reconduzida ao cargo de procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho dos estados do Amazonas e de Roraima (MPT/AM-RR), para o biênio biênio 2023/2025.
A cerimônia foi realizada na tarde de segunda-feira (27/11), no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 11.ª Região, em Manaus, no bairro Flores, em Manaus.
O evento contou com a participação de representantes dos poderes municipal e estadual, do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, que ratificou a posse de procuradores-chefes de diferentes regiões do País em 10 de outubro deste ano. O desembargador João de Jesus Abdala Simões representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na solenidade.
A procuradora Alzira Melo Costa é amazonense, graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e ingressou na carreira do Ministério Público em setembro de 2009, iniciando suas atividades na Procuradoria do Trabalho de Ji-Paraná (em Rondônia). Possui especialização em Direito Processual Civil.
Antes de assumir a chefia do MPT-AM-RR, Alzira Melo Costa já havia ocupado a função de chefe substituta da instituição, no biênio 2011-2013. Ao longo desses quatorze anos como procuradora do Trabalho atuou em diversas áreas, com destaque para causa de Erradicação do Trabalho Infantil, Promoção da Aprendizagem, Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, participação na elaboração de políticas públicas para população em situação de rua, enfrentamento ao tráfico de pessoas e acompanhamento do atendimento emergencial dos migrantes e refugiados do fluxo venezuelano.