Manaus (AM)- Daqui há dois meses o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Regional (STF) irá se aposentar do cargo, deixando uma vaga para a indicação de um novo nome. Muitos nomes estão sendo apontados como substituo do magistrado, entre eles o do amazonense Beto Simonetti, que é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O nome dele saiu em um artigo escrito pelo ex-senador e procurador aposentado Demóstenes Torres e divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Poder 360. O artigo traz também outros nomes, mas nenhuma mulher foi incluída nessa lista.
De acordo com a publicação, o ex-senador afirma que Simonetti merece ser indicado para a vaga porque tirou a OAB da “letargia”. Ele lembra que se caso o presidente do Brasil Lula (PT) o indicar, terá o apoio dos advogados do Brasil.
“Para dar conta de chegar lá e ser um ministro do STF que dê orgulho à classe e à nação”, diz o artigo.
Além dele, outro amazonense também pode entrar nessa disputa, trata-se de Mauro Campbell, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que tem uma vasta e atualmente também ocupada o cargo de diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
“A passagem por lugares diversos, com excelentes resultados em todos, sinaliza que o próximo êxito de sua carreira pode ser no STF”, ressalta o colunista
O atual ministro Ricardo Lewandowski deixará o STF em maio, quando completa 75 anos e é obrigado a se aposentar, deixando a vaga em aberto. Vale frisar que quem faz a indicação é o presidente da República.