Manaus (AM)- O assunto da capivara “Filó” foi parar na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quinta-feira (20), e gerou um bate boca entre a deputada Joana Darc (UB), que defende as causas de animais e o deputado Wilker Barreto (Cidadania). Na ocasião, Wilker afirmou que Joana “não defende causa alguma”.
Leia também: Na Europa, Lula vai assinar acordo para que CNH brasileira passe a valer em Portugal
Toda confusão começou quando o parlamentar discursou, durante o pequeno expediente, sobre a situação do Hospital Joãozinho, que segundo ele, está “sobrecarregado de crianças”. Ele afirmou que imagens de crianças no hospital, não têm o mesmo alcance que o caso da capivara filó.
O deputado ainda disse que as redes sociais, hoje, “só falam da capivara”.
A fala de Wilker Barreto incomodou a deputada, que rapidamente se manifestou e afirmou que “uma coisa não tem nada a ver com a outra”.
A deputada também afirmou que irá denunciar o colega de bancada por “violência política”. Ela ainda frisou que a “vida de um animal também importa e uma causa não se mistura com a outra”.
Joana, já com a voz trémula, afirmou que Wilker é “misógino” (preconceito e a discriminação contra as mulheres) e que ele não respeita as pautas defendidas por outras pessoas.
“Você não respeita a causa dos outros. Eu não vou me calar. Não aproveite as pessoas que estão na galeria para fazer palhaçada”, disse a parlamentar.
Vale lembrar que a sessão de hoje, contou com a participação dos professores estaduais que foram à Casa Legislativa para pedir apoio à campanha pelo reajuste salarial.
Wilker por sua vez, com ar de deboche indagou Roberto Cidade, presidente da Casa. “Senhor presidente, aqui é o parlamento ou é a feira?“, perguntou o deputado. Ainda em seu discurso, o parlamentar disse que a deputada “não defende causa alguma”.
Microfone cortado
A confusão não parou por aí, tanto que o deputado João Luiz precisou intervir na discussão e em seguida os microfones dos deputados foram cortados.
Mesmo com os microfones desligados, ainda foi possível ouvir gritos de Joana e Wilker e trocas de acusações entre eles.
Wilker afirmou que Joana “não tem postura para o debater” no parlamento. Ele chegou a alegar que a deputada foi reeleita com a “máquina pública”. “Vosso mandato pertence ao governo e não ao povo“, disse.
Capivara Filó
Na última semana, o agricultor Agenor Tupinambá, dono da capivara Filó, foi multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o que causou uma mobilização nas redes sociais entre influenciadores e entre políticos também, incluindo Joana Darc e o vereador Rodrigo Guedes, que inclusive chegou a enviar mensagem nas redes sociais da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Agenor, que também estuda Engenharia Agronômica, foi multado em R$ 17 mil e enfrenta acusações de suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal, após denúncias recebidas pelo órgão de fora do estado do Amazonas.
A notícia ganhou repecussão após o dono da capivara relatar, pelo story do Instagram que foi notificado na porta da sala de aula enquantava estudando.