Manaus (AM) – Pela primeira na política brasileira teremos uma indígena à frente de uma comissão na Câmara dos Deputados. Nesta terça-feira (15), a deputada Célia Xakriabá (Psol) foi eleita para presidir a Comissão da Amazônia e Povos Originários.
“Não serei somente uma pessoa indígena a presidir a comissão, serão 900 mil cocares que assumem a comissão comigo”, disse a deputada
Leia também: CPI que vai investigar MST é protocolada na Câmara dos Deputados
A deputada ainda acrescentou que, além de assumir um protagonismo de luta dentro do congresso, ela será “vozes do território”.
A Comissão que será presidida por Célia Xakriabá discute e vota propostas relativas ao desenvolvimento da região Amazônica e assuntos indígenas, como o regime das terras ocupadas por esses povos.
Antes, esses assuntos eram discutidos pela Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, mas, ao assumir o terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu a promessa de campanha e criou a Comissão.
A parlamentar disse que não se limita aos temas da Amazônia, mas vai tratar também de restabelecer qualidade de vida para os povos tradicionais, como quilombolas e ribeirinhos em situação de vulnerabilidade, conforme informações da Agência Câmara.
“Não podemos salvar o planeta se as pessoas estão desmatadas por dentro”, frisou a deputada, que é mestre em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).