Manaus (AM)- O Projeto de Lei (PL) que libera a entrada de animais de estimação em hospitais e em outros estabelecimentos de internação, a fim de auxiliar seus tutores na reabilitação, foi deliberado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira (24).
Leia também: Caio André propõe isenção de taxa de inscrição em competições para praticantes de jiu-jitsu
O autor do PL, vereador Roberto Sabino (Podemos), enfatiza que a proposta é pelo fato de que cada vez mais as famílias têm os animais como membros efetivos do lar e assim contribuem no processo de recuperação dos donos em casos de doenças.
O parlamentar argumenta que há estudos que mostram os benefícios na saúde, fruto da relação entre homens e animais e que já existem tratamentos que utilizam animais na recuperação de pacientes, contabilizando resultados de sucesso.
“A internação não é uma experiência agradável e um paciente muitas vezes tem em seus bichinhos um refúgio de carinho e alegria. Essa lei torna possível a ida desses animais de estimação para estes ambientes tornando-os mais divertidos e agradáveis, não somente para os donos mas também para todos os pacientes ao redor”, destacou o vereador.
Critérios
Serão necessários atender alguns critérios para que o pet possa ter a entrada liberada nos ambientes hospitalares, como por exemplo, estar com a vacinação em dia.
O animal também deve estar com a higienização adequada, laudo veterinário atestando boas condições, além de estarem sempre em guias presas por coleiras e caso necessário, de enforcador e focinheiras.
Além de atender aos critérios, a visita também só se dará mediante a solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente.