Manaus (AM)- A proposta de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tem o objetivo investigar invasões praticadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), alcançou, na noite desta quarta-feira (15), o número mínimo de 172 assinaturas de parlamentares. Com isso, a CPI foi apresentada à Mesa Diretora da Casa e protocolada.
A CPI visa investigar invasões de terras produtivas rurais por integrantes do MST no fim de fevereiro, na qual foram registradas ocupações em três fazendas de propriedade da empresa de papel e celulose Suzano, nos municípios de Mucuri, Teixeira de Freitas e Caravelas, no sul da Bahia.
O texto tem como autores o deputado Tenente-coronel Zucco (Republicanos), Kim Kataguiri (UB) e Ricardo Salles (PL). Em seu Twitter, Zucco divulgou a decisão.
Leia também: Haddad apresentará nova âncora fiscal a Lula na sexta-feira (17)
VAI TER CPI DO MST!
— Deputado Zucco (@tencelzucco) March 15, 2023
Conseguimos as assinaturas mínimas e já protocolamos. Juntos somos mais fortes 💪🇧🇷
Em suas redes sociais, o ex-ministro do Meio Ambiente, Salles também comemorou a decisão e escreveu: “Agora saberemos a verdade”.
Antes da decisão, Salles fez questionamentos como: “vamos saber o que rola nessas invasões ! Quem financia, quem organiza e quem coordena!
Após se protocolada, agora para ser instalada a comissão, o requerimento precisa ser lido pelo presidente da casa legislativa, Arthur Lira (PP), em sessão plenária.