MANAUS – O prefeito David Almeida (Avante) voltou a pedir na Câmara Municipal de Manaus, na sexta-feira (1), que os vereadores autorizem o pedido de empréstimo de R$ 580 milhões da Prefeitura de Manaus.
Após ouvir um não na primeira tentativa, que era de R$ 600 milhões, agora o prefeito baixou o valor e disse que atendo às orientações dos vereadores, mostrando para que o dinheiro seria usado. O empréstimo seria pago em nove anos ao Banco do Brasil.
De acordo com David, o dinheiro será usado para obras de infraestrutura, incluindo ações para a mobilidade urbana.
O prefeito justifica que precisa de mais dinheiro por causa do “crescimento da cidade de forma desordenada”.
Ele ainda diz no pedido que o “aumento do conforto e segurança para usuários do transporte público, além da ampliação da oferta de parques públicos, com foco na melhoria e ampliação dos serviços da infraestrutura crítica”.
O dinheiro cairá na conta da Prefeitura em 2024, ano em que David vai buscar a reeleição. Mas para que isso corra, a maioria dos vereadores terão de mudar de ideia e dizer sim ao prefeito.
“As amortizações serão pagadas mensalmente, no decorrer de 09 (nove) anos subsequentes ao prazo de carência, sem causar grande impacto ao tesouro municipal, uma vez que a receita aumenta anualmente, e tais investimentos valorização a cidade e promoverão o aumento na qualidade de vida da população manauara”, diz trecho da justificativa do projeto.