O último debate do segundo turno em Manaus aconteceu nesta quinta-feira (24) entre os candidatos David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL).
O encontro promovido pela Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, tem quatro blocos com confronto direto entre os candidatos.
No primeiro turno, o candidato David teve 31,16% dos votos válidos e Alberto Neto, 24,94%.
Troca de acusações
O candidato Alberto Neto começou o debate perguntando ao concorrente se é possível usar compliance na prefeitura de Manaus. E acusou a atual gestão de Almeida por falta de transparência.
“Nós vamos, com compliance, trazer mais transparência para Manaus”, afirmou Neto.
David Almeida respondeu que já utiliza compliance em sua gestão. E voltou perguntando para Alberto, sobre a relação dele com o governo de São Paulo.
“Ele representa os interesses da indústria de São Paulo, que é a maior interessada em acabar com a indústria de Manaus”, disse Almeida.
Neto ficou nervoso com a acusação e disse que Almeida está mentindo.
O candidato do PL afirmou “vamos falar sobre Manaus”.
Almeida disse que o que importa é o que eles fizeram e não o que falam. E acusa Neto de não ter feito nada como deputado federal. “Nós fizemos muito por Manaus em quatro anos. A gente já avançou em muito setores. Na saúde, na educação e na mobilidade urbana”, disse Almeida.
Impostos e saúde
No segundo bloco, os candidatos escolheram entre os temas propostos pela Rede Amazônica para debater.
Alberto Neto decidiu debater sobre impostos e começou questionando o adversário: “Por que você aumentou a taxa de mototáxi e água dos condomínios?”
“Nós não aumentamos nada. O que aconteceu foi o recadastro e nessa atualização a gente fez com que quem ganha mais, pague mais. Quem ganha menos, paga menos. Não existe cobrança nenhuma para mototáxi”, afirmou Almeida.
Neto respondeu, falando sobre um vídeo em que Almeida fala do aumento dos impostos. “Vou postar um vídeo em que o próprio David fala que vai taxar os poços artesianos de condomínios de Manaus”, disse Neto.
“Esse vídeo que você se refere é antigo e foi tirado de contexto”, defendeu Almeida.
David Almeida escolheu falar sobre saúde e perguntou o que Neto fez como deputado para ajudar a cidade de Manaus. “Aonde você colocou R$ 400 milhões?”, disse Neto, sobre o dinheiro que Neto teria como deputado federal.
“Você ainda acha que é cultural as pessoas acordarem às cinco da manhã para ter uma consulta?”, disse Neto perguntando a Almeida.
Neto acusou Almeida de não conhecer a saúde de Manaus. “O prefeito não conhece a saúde da cidade”, disse Neto.
“Quando eu assumi, Manaus tinha 47% de cobertura em saúde básica e agora nós estamos em 90%”, afirmou o candidato à reeleição.
Confronto direto
Os candidatos se confrontaram com temas livres novamente no terceiro bloco. Durante o embate, eles debateram sobre projetos para moradia.
Almeida começou afirmando: “Nós assinamos contrato para construção de 19 mil moradias. Qual seu projeto para essa área?”
“David, você mente. Esse projeto não é seu. É do Governo Federal”, afirmou Neto.
Almeida voltou a questionar como Neto ajudou a moradia em seu mandato como deputado federal. “Alberto, você não tem projeto para moradia. Você não fala, porque você não mandou dinheiro para construir moradia em Manaus”, disse Almeida.
“Nós vamos revitalizar o centro da cidade… sabe aqueles prédios abandonados vão virar moradia”, afirmou Neto.
No final do bloco, Neto se aproximou de Almeida durante a última fala do candidato à reeleição. Neto reclamou, porém, conforme as regras do debate, os dois podem se mover livremente.
Obras públicas e transporte
No último bloco, os candidatos voltaram a debater os temas propostos pela organização do encontro.
Almeida decidiu perguntar sobre obras públicas. O candidato à reeleição questionou o adversário: “O que você vai fazer para as obras públicas?”
Na sequência, Neto acusou o adversário de não ter obras na gestão atual. “Essa semana, o senador Plínio Valério disse que nunca foi procurado pelo Prefeito David Almeida. Sabe por que, porque você não tem projeto”, afirmou o candidato do PL.
Almeida acusou Neto de mentiras. “Hoje mesmo a gente inaugurou um viaduto na zona centro sul”, disse o candidato à reeleição.
Neto afirmou que as obras foram feitas sem planejamento. “Você construiu o viaduto, inaugurado hoje, sem planejamento”, disse o candidato.
Almeida acusou Neto de falta de comprometimento com Manaus durante o mandato como deputado federal. “Alberto votou contra os professores, votou para acabar com a zona franca de Manaus e não conseguiu defender nem os policiais”, afirmou Almeida.
Na segunda parte do bloco, o candidato Neto decidiu debater sobre transporte público. E acusou o atual prefeito de má gestão no transporte público.
“Você que anda de transporte coletivo sabe que melhorou”, disse Almeida.
“David, você tem algum projeto para a segurança do transporte”, disse Neto. E afirmou que acontecem diversos roubos no transporte público da capital amazonense.
Almeida se defendeu dizendo que melhorou o transporte da cidade e acusando Neto de mentiras.
Considerações finais
David Almeida
“Talvez você esteja indeciso, o voto errado em um dia tem consequências por quatro anos… não se mexe em time que está ganhando”, afirmou Almeida durante as considerações finais do debate. O candidato também lembrou das melhorias que fez durante o mandato atual.
Alberto Neto
“Nós queremos não um projeto de poder, mas um projeto de amor para o povo”, afirmou Neto. Durante as considerações, o candidato do PL afirmou que representa uma mudança da atual gestão.