O deputado estadual Dr. George Lins do partido União Brasil, protocolou um projeto de Lei (PL), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para definir o destino e princípios do recolhimento e descarte de resíduos eletrônicos produzidos no estado.
A propositura da Lei é atualizar outra já existente de nº 247 de 2015, que institui normas e procedimentos para descarte e recolhimento de materiais eletrônicos.
A alteração traz a inclusão de novas medidas de descarte e recolhimento dos materiais, como o incentivo de parcerias com empresas privadas e prefeituras municipais para a instalação de postos de coleta de resíduos eletrônicos no estado que, de acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é a melhor forma de gerenciar os materiais, além de incentivar o consumidor de produtos eletrônicos sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente, proveniente do descarte inadequado.
Leiam Também:Projetos arquitetônicos da Prefeitura de Manaus fazem uso da água como elemento essencial
“Diariamente, são produzidas milhares de toneladas de lixo eletrônico pelo país. Este tipo de resíduo cresce três vezes mais que o lixo convencional, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A maior parte desses resíduos não tem ainda destinação adequada, o que representa um risco para o meio ambiente e para a saúde pública”, destaca o parlamentar em trecho da justificativa.
O projeto traz ainda o detalhamento da lista de produtos que se enquadram como resíduo eletrônico, como aparelhos de som, câmeras, impressoras, componentes para material elétrico de instalação, e outros.