MANAUS – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), apresentou, na terça-feira (23), um Projeto de Resolução Legislativa (PRL) propondo a concessão da Medalha Ruy Araújo à cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, 3º colocada no Big Brother Brasil (BBB) 24. Além de Cidade, outros 12 parlamentares também assinaram a proposição.
Medalha justificada
Cidade justificou sua proposta com base na significativa contribuição de Isabelle para a promoção da cultura amazonense em todo o país durante o reality.
“A concessão da Medalha Ruy Araújo à senhora Isabelle Adriana Nogueira Dias é um reconhecimento por sua relevante contribuição na defesa e representação da mulher amazônida, dos símbolos da cultura amazonense e, sobretudo, do Festival Folclórico de Parintins”, justificou.
A medalha Ruy Araújo condecora personalidades que desempenharam papéis de destaque por seus feitos e atuação profissional em favor da sociedade amazonense.
Leia mais: Aleam recebe Relatório Anual de Atividades do MP
Em janeiro deste ano, a dançarina entrou no BBB 24 e chegou à final do programa, tendo terminado em terceiro lugar na competição. A cunhã ganhou de fãs e internautas o apelido de”ministra da cultura”, por valorizar a cultura e o turismo amazonense em rede nacional.
“Durante sua passagem pelo reality show Big Brother Brasil, Isabelle Nogueira enalteceu a gastronomia, os pontos turísticos, a beleza da selva e a força do rio Amazonas. Narrou as lendas amazônicas, mitos e abordou temas relevantes para o povo da Amazônia, como nossa herança ancestral e a defesa dos povos guardiões da floresta. Isabelle Nogueira reafirmou o Estado do Amazonas como lugar de destino nacional, o que gerará impactos positivos em nossa economia e, sobretudo, no Festival de Parintins”, diz trecho da justificativa.
Além de Cidade, assinaram a proposição da medalha os deputados Wilker Barreto (Mobiliza), Wanderley Monteiro (Avante), Sinésio Campos (PT), Felipe Souza (PRD), Cabo Maciel (PL), Rozenha (PMB), Delegado Péricles (PL), Cristiano Dangelo (MDB), Carlinhos Bessa (PV), Drº Gomes (Podemos) e George Lins (União Brasil).
No domingo (21), Isabelle voltou a Parintins, terra dos Bois Caprichoso e Garantido, e foi nomeada pelo prefeito Bi Garcia (PSD) como embaixadora do Festival de Parintins.
Sobre a cunhã
Na proposta, Cidade cita a biografia da amazonse. Isabelle tem 31 anos, nasceu em Manaus, filha de Jaqueline Nogueira, enteada de Márcio de Oliveira Machado, irmã de Vittor Emanuel Barbosa e de Sophia Emanuelle Barbosa Machado. Formou-se em Letras com habilitação em Espanhol e pós-graduação em Gestão escolar e Metodologia do Ensino Superior.
Sempre atuante e envolvida em atividades culturais, iniciou sua carreira dançando na banda Encanto Vermelho. Foi escolhida como Rainha Ritmada do Boi Brilhante em 2009 e Rainha do Folclore em 2010. Em 2011 atuou como Cunhã-Poranga do mesmo boi.
No ano de 2013 venceu o concurso de beleza Miss Manaus. Em Parintins, entre 2015 e 2017, atuou como Rainha do Folclore do Boi Garantido no Festival Folclórico, posto que conquistou após vencer o concurso realizado para este fim. Durante este mesmo período, também foi escolhida Miss Amazonas Globo, em 2016.
Desde o ano de 2018 Isabelle Nogueira tem ocupado o posto de Cunhã-Poranga do boi Garantido, mesmo ano em que venceu o reality show Peladão a Bordo da TV Acrítica. Em 2022 ganhou uma toada com seu próprio nome: “Isa-A-Bela”, de autoria de Paulinho Du Sagrado.