As ações do Governo Federal no Amazonas dominaram o debate na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (7/10). Os parlamentares repercutiram positivamente o anúncio de um aporte de quase R$ 130 milhões à saúde, com a construção de novas unidades de atendimento, além de celebrarem a manutenção dos incentivos e a modernização do Polo Industrial de Manaus (PIM).
O deputado Sinésio Campos (PT) destacou o volume de investimentos federais na área da saúde, anunciado na última segunda-feira (6/10). “O Governo Federal está investindo quase R$ 130 milhões só na área da saúde”, afirmou o parlamentar.
O montante será destinado à construção de 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e duas policlínicas, que beneficiarão 36 municípios amazonenses. As policlínicas serão instaladas em Parintins (a 369 quilômetros da capital) e Itacoatiara (a 176 quilômetros).
Para o deputado, essa iniciativa, somada à manutenção dos incentivos fiscais e comparativos da Zona Franca de Manaus (ZFM), demonstra o “compromisso do Governo Federal com o Amazonas, gerando emprego e renda para o nosso Estado”.
A deputada Mayra Dias (Avante) reforçou o apoio e a importância da medida, informando ter participado da assinatura do Termo de Compromisso para a implantação das policlínicas pelo Novo PAC Saúde. Ela frisou que os recursos federais são essenciais para fortalecer a saúde pública.
“Uma será erguida no município de Itacoatiara, minha cidade natal, e a outra em Parintins, minha cidade do coração. Fiquei muito feliz em participar deste momento, porque sei que isso fará muita diferença na vida dos meus conterrâneos”, declarou a deputada, expressando sua satisfação pessoal com os investimentos.
ExpoPIM 4.0
A modernização do principal modelo econômico do Estado também foi pauta na Aleam. O deputado Wilker Barreto (Mobiliza) destacou sua participação no lançamento da ExpoPIM 4.0 – Nova Indústria do Brasil, evento que busca conectar o Polo Industrial de Manaus às novas tecnologias da Indústria 4.0.
“Parabenizo o presidente da Suframa, Bosco Saraiva, porque a ExpoPIM 4.0 vai trabalhar o salto deste modelo econômico, que ainda perdurará por mais algumas décadas. Oxalá, bateremos o centenário”, declarou Barreto.
O parlamentar ressaltou ainda a relevância do PIM não apenas para a economia, mas também para o meio ambiente. “Graças a este modelo econômico, a floresta ainda está de pé”, afirmou, elogiando a iniciativa da Suframa de envolver todo o polo industrial e demonstrar que o modelo econômico acompanha a modernidade. “Acompanhar a modernidade é sinônimo de futuro”, resumiu.