Os deputados federais do Amazonas Adail Filho (Republicanos), Sidney leite (PSD), Saullo Viana (UB), que também fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) que discute a Reforma Tributária, se reuniram com o secretário da Reforma, Bernad Appy, nesta quarta-feira (1º), para falar sobre a preservação do modelo econômico da Zona Franca de Manaus (ZFM). A reunião ocorreu na Sede do Ministério da Fazenda, em Brasília.
Leia também: Amom cobra nome definitivo para superintendência da Suframa
Desde que foi anunciada pelo Ministro da Fazenda de Lula (PT), Fernando Haddad (PT), a nova Reforma Tributária tem sido um debate frequente entre os parlamentares do Amazonas, pois o texto apresentado pelo ministro ameaça diretamente o modelo econômico da ZFM e acaba com a competitividade da região frente a outros estados do Brasil, fazendo com que milhares de empregos sejam ameaçados.
Conforme divulgação do deputado Saullo Viana, nas redes sociais, além de tratar de assuntos referentes à ZFM, a reunião também serviu para tratar também assuntos de interesse do Amazonas.
“Mais um dia de reuniões para tratar dos interesses do Amazonas e da nossa Zona Franca de Manaus”, escreveu
O deputado ainda ressaltou que o secretário Appy garantiu que dentro de um mês irá apresentar uma mudança no texto da reforma para que se mantenha a competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM), além de ter a garantia que a ZFM terá um “tratamento diferenciado” na discussão.
“Bernard Appy, vai apresentar uma proposta que contemple no texto a manutenção da competitividade do nosso polo industrial”, disse.
Ele ainda disse que tudo que for decidido na Bancada do Amazonas será negociado também com o Governo do Amazonas.
O deputado Adail Filho também postou em seu Instagram sobre a reunião:
“fui até o Ministério da Fazenda, conversar com o Secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, sobre o assunto”, escreveu.
O deputado Sidney Leite também postou no Instagram sobre a reunião e disse que a “manhã começou produtiva” e que o encontro foi pautado por assuntos referentes à ZFM.
Suframa
Vale relembrar que a autarquia responsável pela administração dos incentivos fiscais das indústrias que se instalam na região, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), está há quase dois meses sem um superintendente, isso acaba dificultando a relação do órgão com o governo federal.
A Suframa já está com seu segundo gestor interino e não há uma data definida para que seja definido um nome para ocupar o cargo.
Toda essa demora na escolha tem gerado muitas críticas por parte de políticos ao governo Lula (PT), porque muitos acreditam que ele deixou para segundo plano a questão da Zona Franca de Manaus, gerando muitas incertezas para o Estado.