MANAUS – David Almeida (Avante), Amom Mandel (Cidadania) e Roberto Cidade (UB), entram na reta final do período eleitoral consolidados nos três primeiros lugares na disputa para a Prefeitura de Manaus em 2024. Alberto Neto (PL) caiu para o quarto lugar. As pesquisas apontam que o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas cresce nas intenções de voto e se aproxima do deputado federal.
Desde o início das pesquisas realizadas para levantar as intenções de votos o prefeito de Manaus tem mantido a liderança, com Amom em segundo e uma mudança no terceiro lugar. Ao longo dos dias Roberto Cidade superou Alberto Neto (PL).
LEVANTAMENTO AO LONGO DE 2024
O levantamento mais recente para as eleições em 2024 foi divulgado na última segunda-feira (22), pela Pontual Pesquisas.
No cenário estimulado, onde os nomes e fotos dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Roberto Cidade subiu de 9% em abril para 12,8% das intenções de voto, consolidando-se em terceiro lugar com um crescimento de 3,8 pontos percentuais. Alberto Neto caiu de 9,1% para 8,5%, ficando 4,3% atrás de Cidade.
Ainda de acordo com a pesquisa, Roberto Cidade pode atingir 15,8% das preferências eleitorais. Na amostragem realizada entre 14 e 18 de julho, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade, aparece como um dos menos rejeitados pelos eleitores de Manaus, com apenas 6,9% de rejeição.
A pesquisa foi conduzida com 1.066 eleitores de 63 bairros de Manaus, entre os dias 14 e 18 de julho. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número AM-4187/2024.
ALBERTO NETO E SEFFAIR
Alberto Neto e Marica do Carmo Seffair acabam de unir forças e ainda não há pesquisas sobre as intenções de votos após a junção dos até então pré-candidatos, que possuem apoio de Jair Bolsonaro. Seffair abriu mão da candidatura para caminhar ao lado de Alberto Neto, que surge em quarto lugar nas pesquisas de Manaus.
“E são agora pré-candidatos a prefeito [Alberto Neto], a vice [Maria do Carmo]. Eu peço a consideração de vocês, que vocês realmente estudem cada um dos candidatos para ver o que é melhor pra vocês. E eu tenho certeza que nessa dupla aqui, nós todos só temos a ganhar. Não é o município de Manaus, é o Brasil como um todo”, disse Jair Bolsonaro, ao dar as bençãos à dupla.
ROBERTO E CIDADE E PMB
O pré-candidato a prefeito de Manaus pelo União Brasil, Roberto Cidade, prestigiou, na noite deste sábado (20/07), a convenção do Partido da Mulher Brasileiro (PMB), que oficializou apoio a seu nome na disputa pela cadeira de chefe do Executivo Municipal e mais 42 candidaturas dos filiados que disputam vagas na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Que alegria poder dar início às nossas convenções e muito me orgulha o PMB ser o primeiro partido. Eu tenho um compromisso com o PMB, e tenho certeza que vai ser o partido que vai fazer quatro vereadores na cidade de Manaus”, disse Cidade.
O prefeiturável destacou aos candidatos do PMB que, se eleito prefeito de Manaus, vai respeitar cada legislador, independentemente da orientação política (oposição ou situação).
“Eu jamais vou desrespeitar qualquer legislador, vereador, vereadora. Todo vereador precisa ser ouvido. O vereador de oposição, quando ele for criticar, nós vamos conversar e dialogar. Eu vim do legislativo e sei a importância desse respeito”, declarou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
AMOM MARCA CONVENÇÃO
A federação PSDB-Cidadania divulgou o edital da convenção partidária que irá oficializar os nomes de Amom Mandel para prefeito, o do vice – que ainda não foi definido-, além de 84 candidatos que vão disputar uma vaga na Câmara Municipal de Manaus.
A convenção será realizada no próximo dia 30 de julho, terça-feira, no Clube do Trabalhador do Amazonas – SESI, na zona Leste de Manaus. Na ocasião, também devem ser apresentadas as deliberações sobre coligações com outros partidos ou Federações (Majoritária), além da eleitoral a ser adotada.
DAVID LANÇA CANDIDATURA
O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que fará a convenção no dia 3 de agosto, sábado, às 19h, no Espaço Via Torres, localizado na Avenida das Torres.
Com o prefeito seguem juntos os partidos PSD, MDB, DC e Agir, mas ainda não há nome definido para vice na chapa da reeleição. Marcos Rotta, não pode, pois foi vice por dois mandatos seguidos.
“Ele tem me ajudado e tem sido parceiro, decente, leal, que ajuda muito e que agrega muito. Alguém com esse perfil vai somar muito na nossa campanha”, afirmou David sobre Rotta.
O VICE DE DAVID ALMEIDA
Renato Júnior e Shadia Fraxe são cotados, mas os apoios de Omar Aziz e Eduardo Braga podem forçar David Almeida a escolher outro nome.
CONVENÇÕES 2024
Desde sábado (20) até o dia 5 de agosto, os partidos políticos e as federações podem realizar convenções partidárias para escolher as candidatas e os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador e deliberar sobre eventuais coligações para as Eleições Municipais 2024. O prazo consta do Calendário Eleitoral do pleito de outubro.
Também a partir de 20 de julho, os partidos políticos e as federações devem assegurar que, na data da convenção, em cada município, a legenda que deseje participar das eleições tenha órgão de direção constituído na circunscrição devidamente anotado no tribunal regional eleitoral, de acordo com o respectivo estatuto partidário, e que a federação que deseje participar do pleito conte, em sua composição, com ao menos um partido político que tenha órgão de direção que atenda a esta regra.
A convenção partidária é um encontro formal entre filiadas, filiados e uma legenda política, realizado de acordo com as normas estatutárias da agremiação. Essas convenções podem ter dois objetivos: umas, de caráter não eleitoral, são convocadas conforme a necessidade do partido, para a discussão de temas específicos; outras envolvem a escolha de candidatas e de candidatos e deliberam sobre eventuais coligações em um pleito.
Formato em 2024
As convenções partidárias podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha das candidatas e dos candidatos em convenção, a legenda já pode solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, o que deve ser feito até 15 de agosto.
Leia mais: TSE cancela envio de servidores após ataques de Maduro
A federação partidária registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições. Porém, neste caso, as convenções dos partidos que a integram deverão ocorrer de maneira unificada, como se a federação fosse uma única agremiação.