O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), primeiro tesoureiro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), participou nesta quinta-feira (30), em Brasília, da 8ª Reunião da Diretoria Executiva da entidade, que contou com a presença de parlamentares de 13 estados e representantes de forma online. O encontro, presidido pela deputada Tia Ju (Republicanos-RJ), teve como foco o fortalecimento do trabalho das Assembleias Legislativas em todo o país e a definição de pautas estratégicas para os próximos meses.
Entre os temas debatidos estiveram as principais pautas da 28ª Conferência Nacional da Unale, prevista para dezembro, e a criação de um Grupo de Trabalho técnico voltado à análise de propostas que tramitam no Congresso Nacional, em especial as que tratam da Reforma Administrativa e da Reforma Tributária.
Durante a reunião, a presidente Tia Ju reforçou também a mobilização para a Marcha dos Deputados Estaduais, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro, em Brasília. O evento busca unir os parlamentares estaduais em defesa das prerrogativas dos legislativos e contra pontos da PEC da Reforma Administrativa.
“A Unale tem cumprido um papel essencial na integração entre os legislativos estaduais e na construção de soluções conjuntas para os desafios do nosso país. É uma honra representar o Amazonas neste importante espaço de diálogo e cooperação”, destacou o deputado Adjuto Afonso.
Outro tema em pauta foi a participação da Unale na COP30, que ocorrerá em Belém (PA), em novembro de 2025. A entidade está reunindo contribuições das Assembleias para compor uma carta que será encaminhada à Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando o compromisso dos parlamentos estaduais com a sustentabilidade e as metas globais de desenvolvimento.
A reunião contou ainda com a presença de nomes como o tesoureiro-geral, deputado Sérgio Aguiar (PSB-CE); o secretário-geral, Gabriel Picanço (Republicanos-RR); o vice-presidente da região Sudeste, Zé Laviola (Novo-MG); o 3º tesoureiro, Olyntho Neto (Republicanos-TO); e representantes dos estados do Amapá, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rondônia, Maranhão e Pará. Outros dirigentes e parlamentares participaram de forma online.
Com uma pauta ampla e propositiva, o encontro reafirmou o papel da Unale como espaço de cooperação e fortalecimento do poder legislativo estadual, reforçando a importância da união dos parlamentos na defesa dos interesses regionais e nacionais.

