O deputado estadual Mário César Filho (UB) participou, no domingo (16/11), da Caminhada pelo Dia Mundial do Diabetes, realizada na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Manaus, em parceria com o projeto “Vidas Tipo 1”, que promove conscientização sobre crianças e adolescentes diagnosticados com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1). Na ocasião, o parlamentar conversou com inúmeras mães e reafirmou seu compromisso com as famílias.
Kellem Matos, coordenadora da iniciativa, relatou uma das principais dificuldades enfrentadas pelas mães de crianças com DM1.
“Tem que ter a LME (Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamento). Se não tiver ali, a gente não pode pegar. Tem que ir a outro local, e isso dificulta, principalmente para as mães que dependem de ônibus. Muitas vezes, acontece de chegar lá e não ter insulina”, explicou.
Um requerimento apresentado em regime de urgência por Mário César Filho neste mês solicita a flexibilização das regras de dispensação de insulina na rede estadual de saúde. A proposta permite que pacientes cadastrados possam retirar o medicamento em qualquer unidade que possua o insumo, recurso essencial para crianças e adolescentes com esse tipo de diabetes.
Além desta iniciativa, o deputado também é autor do Projeto de Lei que cria o Banco Estadual de Estoque de Insulina e Insumos destinados ao tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 1.
“Queremos criar esse banco de insumos para evitar desabastecimento e, futuramente, desenvolver um aplicativo para que as famílias possam acompanhar a quantidade de insulina disponível por unidade de saúde”, explicou o parlamentar.
Para Gislayne Martins, mãe de Ester, de 12 anos, diagnosticada com DM1, a iniciativa representa um alento.
“A gente vê com um olhar de esperança, de acolhimento, que é o que precisamos para nossas crianças”, afirmou.

