Em uma declaração conjunta publicada nesta quinta-feira (16), Brasil e Estados Unidos classificaram a conversa entre secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, como “positiva” e concordaram em colaborar em um futuro imediato.
O texto aponta ainda que ambas as partes concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de uma reunião entre Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “na primeira oportunidade possível”.
As reuniões entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o chanceler Mauro Vieira aconteceram em Washington nesta quinta-feira (16).
Os dois chanceleres fizeram uma primeira conversa, que durou cerca de 15 minutos.
Em seguida, partiram para outra reunião expandida, que durou aproximadamente 50 minutos.
Leia mais: Aliados veem Lula incomodado com pressão por Rodrigo Pacheco no Supremo Tribunal Federal
O tema principal das conversas foi o tarifaço do presidente Donald Trump contra o Brasil, porém questões geopolíticas, incluindo a tensão com a Venezuela, a China e a guerra na Ucrânia e o Brics também podem ter sido abordados.
A declaração veio do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, do representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, e do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.