MANAUS – O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) está chamando lideranças políticas, apoiadores e manauaras para um grande evento político na quadra da Escola de Samba Aparecida, no neste sábado (16), às 10h.
Oficialmente o evento será uma festa por ele ter sido conduzido à presidência municipal do UB peoo governador Wilson Lima, mas nos bastidores especula-se que possa ser lançamento da pré-candidatura à Prefeitura de Manaus.
Leia mais: Vereadores escolhem Prefeitura de Manaus como alvo na CMM
Roberto Cidade x David Almeida
O governador Wilson Lima ainda não confirmou se estará ao lado do prefeito David Almeida na campanha eleitoral, ou se apoiará Cidade. Mas já disse que as duas opções estão no seu radar. Nas redes sociais, Roberto Cidade já é chamado de candidato e até de “futuro prefeito” por apoiadores.
“Agradeço pela confiança do governador @wilsonlimaam, que é o presidente estadual do nosso partido. Com muita honra e responsabilidade, assumo esse importante desafio no próximo sábado, às 10h, em uma grande convenção, que será realizada na Quadra da Aparecida. Com muita UNIÃO, Manaus pode ser uma CIDADE melhor para todos”, escreveu o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas.
Roberto Cidade foi o deputado mais votado nas eleições de 2022, e está na presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas para a qual foi eleito por dois mandatos.
Prazo para filiação na reta final
Aqueles que pretendem concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito nas Eleições Municipais de 2024 devem estar cientes de prazos importantes. Para ter a oportunidade de disputar as vagas, é necessário estar filiado a um partido político até seis meses antes da data do pleito. Como o 1º turno está marcado para ocorrer no dia 6 de outubro, os interessados devem estar filiados a uma agremiação até 6 de abril deste ano.
- Posso concorrer às eleições sem fazer parte de um partido político?
Não. A filiação a uma legenda é uma das condições para que a candidata ou o candidato sejam eleitos. É necessário também ter nacionalidade brasileira, possuir alistamento eleitoral e domicílio na região de candidatura, estar no pleno exercício dos direitos políticos – podendo votar e ser votado –, ter idade mínima para poder concorrer aos cargos, além de outros requisitos que podem ser conferidos na Constituição Federal (artigo 14).
- Quem pode se filiar a um partido? Como posso me associar?
Só pode se filiar a partido político a eleitora ou o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos. Para isso, o primeiro passo é estar com o título eleitoral regularizado. Já o ato da filiação deve ser feito na própria agremiação de interesse. Caso queira confirmar se obteve êxito no procedimento, é possível emitir aqui uma certidão, que informa a existência ou não de filiação partidária.
Segundo a legislação, em caso de coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais. Em caso de fusão ou incorporação após o prazo estipulado por lei, será considerada a data de filiação do candidato ao partido de origem.