Manaus (AM)- O ex-senador pelo Amazonas, João Pedro Gonçalves (PT) foi nomeado para diretor da Governança Fundiária no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Brasília, nessa terça-feira (28).
A nomeação foi dada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e o nome dele está pulicado no Diário Oficial da União dessa terça-feira. Além dele, César Aldrighi também teve o nome pulicado como presidente do órgão no país.
Leia também: Presidentes da Aleam e da CMM destacam ZFM no aniversário
Vale lembrar que João Pedro esteve recentemente em Parintins onde visitou o assentamento da Vila Amazônia e fez uma reunião com agricultores.
João Pedro Gonçalves
Em 2022 João Pedro participou da equipe de transição no primeiro governo de Lula. Ele foi um dos nomes que ajudou a criar o Ministério dos Povos Originários.
Ele é ex-presidente do Partido dos Trabalhadores no Amazonas (PT-AM), e em 2006, foi escolhido para se tornar senador, sem passar por uma eleição. No pleito passado chegou a ser lançado como governador, mas o PT optou por apoiar o Eduardo Braga do MDB.
Chegou ao cargo como suplente do então senador Alfredo Nascimento (PL). Este foi para o Ministério dos Transportes, e João Pedro, para o Senado, onde ficou por cerca de seis anos.
João foi superintendente do Incra no Amazonas no primeiro governo de Lula de 2003 a 2006. Hoje, também é o segundo suplente do Senador Omar Aziz (PSD).
Outras nomeações
Na segunda-feira (27), foram anunciados de forma oficial os nomes também dos presidentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Jamil Yatim.
No Incra também foram anunciados a diretora de Desenvolvimento, a professora universitária, assistente social e advogada Rose Rodrigues; diretor de Gestão Estratégica, Gustavo de Souto de Noronha e Procuradora Federal Especializada, Maria Rita Reis.
Foram anunciados cargos na Ceagesp do diretor Administrativo e Financeiro, Hamilton Ribeiro Mota e do diretor Técnico Operacional, José Lourenço Pechtoll, ambos em processo de nomeação.