O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou na manhã desta sexta-feira (1º), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por ter fugido “covardemente” do país e “difundir aleivosias contra o Supremo Tribunal Federal”.
Fala acontece no dia em que a Suprema Corte retoma os trabalhos do segundo semestre e se manifesta sobre as sanções dos Estados Unidos contra produtos brasileiros e Alexandre de Moraes.
“Nos últimos dias temos acompanhado com perplexidade uma escalada de ataques contra membros do Supremo Tribunal Federal e assim contra toda a Corte e contra todo o povo brasileiro, de forma agressiva e totalmente inusual”, começou o decano.
Leia mais: “Este relator vai ignorar as sanções que lhe foram aplicadas”, diz Alexandre de Moraes
Leia mais: “Como se glória houvesse na traição”, diz Alexandre de Moraes sobre Eduardo Bolsonaro nos EUA
“Os fatos recentes se revelam ainda mais graves, porque decorreram de uma ação orquestrada de sabotagem contra o povo brasileiro por parte de pessoas avessas à democracia, armadas com os mesmos radicalismo, desinformação e servilhismo que vem caracterizando sua conduta já há alguns anos”, continuou.
“Não é segredo para ninguém que os ataques a nossa soberania foram estimulados por radicais, inconformados pela sua derrota política nas últimas eleições presidenciais. Entre eles, um deputado que, na linha de frente do entreguismo, fugiu do país para covardemente difundir aleivosias contra o Supremo Tribunal Federal, um verdadeiro ato de lesa pátria”, declarou o ministro.