Manaus – O governador Wilson Lima destacou avanços realizados em sua gestão à frente do Governo do Estado em benefício ao setor do comércio, com a geração de empregos e renda. O balanço foi feito na noite de quarta-feira (26/07) durante cerimônia bienal de outorga da Comenda da Ordem do Mérito Comercial, concedida ao governador pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM).
A honraria homenageia personalidades físicas, jurídicas e organizações nacionais e internacionais, que se destacam em diversos segmentos.
Entre os segmentos : empresarial, cultural, científico, político, religioso e na defesa da livre empresa no Amazonas, contribuindo com instituições do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac.
Discurso de Wilson Lima
Aos presentes, Wilson Lima agradeceu pelo reconhecimento e lembrou de avanços feitos por seu governo para incentivar o comércio, incluindo, por exemplo, ofertas de créditos, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), e leis que oportunizam mais contratações e fôlego financeiro, como a recém-sancionada lei estadual de transação de créditos tributários e não tributários, que possibilita ao contribuinte com débito inscrito em dívida ativa a regularização com o fisco estadual.
“Vim aqui de forma muito feliz para ser homenageado, mas isso também me coloca uma responsabilidade ainda maior que já tenho com o comércio. E eu estou vindo aqui reforçar esse compromisso de a gente continuar dialogando, continuar avançando em pautas que são importantes, decisivas para o comércio, de parcerias também no social como no caso do Mesa Brasil, uma parceria de sucesso entre Governo do Estado e Sesc, Senac e Fecomércio”, declarou o governador.
Mais homenagens
O major brigadeiro do ar David Almeida Alcoforado, comandante do 7º Comando Aéreo Regional, também recebeu a Ordem do Mérito Comercial do Amazonas.
Estiveram presentes na cerimônia o presidente do Sistema Fecomércio, Aderson Frota; o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, José Roberto Tadros; entre outros representantes de segmentos do comércio e sociedade.
O Sistema Fecomércio, Sesc e Senac-AM, juntamente com o Centro do Comércio do Amazonas, instituiu a Ordem do Mérito Comercial do Amazonas em 13 de maio de 2008. Essa ordem tem como objetivo homenagear personalidades por seus serviços ou méritos excepcionais.
O Conselho de Fundadores elaborou e aprovou o Regimento da ordem, o qual governa toda a organização, deveres, direitos e a descrição das premiações da Ordem do Mérito Comercial do Amazonas. Doações sustentam as operações dessa ordem.
“Esse é o momento em que nós não só homenageamos, mas agradecemos grandes parceiros, que foram forças vivas durante a época mais difícil na pandemia. O governador foi um grande parceiro, foi uma pessoa que nos acolheu, nos indicou grandes caminhos. Estamos agradecendo a parceria e a grande qualidade do governador em nos ouvir e nos conduzir”, destacou o presidente da Fecomércio, Aderson Frota.
Congresso MPAM
O governador Wilson Lima também esteve, na tarde de quarta-feira (26/07), na solenidade de abertura do V Congresso do Ministério Público do Amazonas. Em síntese durante o evento, também entregaram ao governador a moeda de comemoração aos 131 anos do MPAM.
“Eu venho aqui em reconhecimento à importância que a instituição tem no processo de fortalecimento da democracia e, também, mais uma vez para colocar o estado do Amazonas à disposição para colaborar, para contribuir naquilo que permite a lei, entendendo que nós somos independentes, mas que no final das contas todos temos um objetivo só, que é promover justiça social”, afirmou.
Edição: Hector Silva, com informações da assessoria
Leia também: Governo inicia ações de sensibilização sobre o tráfico de pessoas no AM