Manaus (AM)– Após a plataforma Google se posicionar sobre o Projeto de Lei (PL) das Fake News e colocar em sua Home um editorial destacando pontos negativos do PL, o governo federal afirmou nesta terça-feira (2) que vai cobrar a plataforma a exibir um conteúdo favorável sobre o tema.
Leia também: Google gera debate e divide opiniões ao lançar enquete no home da plataforma sobre o PL das fake news
Conforme informações da CNN, ainda nesta terça-feira o Ministério da Justiça deve incluir este ponto no anúncio de medidas previsto para esta tarde.
A medida está sendo considerada por integrantes do governo, ouvidos pela CNN, o “outro lado” da proposta – uma forma de equilibrar o debate no site de busca na internet, em que o usuário conseguiria ver conteúdo tanto negativo quanto positivo sobre o projeto de lei que está na pauta da Câmara dos Deputados e estipula novas regras nas redes, como mais responsabilização das big techs.
Em entrevista, o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, explicou que o governo também vai abrir um processo investigativo contra o Google para apurar o uso indevido das redes para induzir a compreensão dos internautas sobre o texto.
Trata-se de um processo administrativo sancionatório, em que é apurada a conduta das redes, e pode resultar na aplicação de multas.
Independentemente do avanço desse processo, o governo avalia que a publicação de links positivos sobre o PL tem que ser medida a ser cumprida pelas redes já no curto prazo.
*Com informações da CNN