Manaus (AM)– O grupo de trabalho da Reforma Tributária aprovou nessa terça-feira (7) um requerimento que pedia para que o GT faça uma visita técnica ao Polo Industrial de Manaus (PIM), a fim de mostrar de perto as vantagens do PIM para o Estado e para o restante do país.
Feliz em informar que aprovamos o requerimento para que membros do GT da Reforma Tributária façam visita técnica ao Polo Industrial de Manaus. Queremos desmistificar a visão que grande parte do Brasil ainda tem sobre o nosso modelo e apresentar o processo de produção dos… https://t.co/oUBXKh12fT
— Saullo Vianna (@saullovianna) March 7, 2023
A visita abre um espaço para que seja discutido de forma regional as vantagens de se manter os incentivos ficais da Zona Franca de Manaus (ZFM), que atualmente está ameaçada pelo atual texto da Reforma Tributária, colocando em risco milhares de emprego na região. Ainda não há data para que a visita aconteça, mas será nos próximos dias.
O deputado Saullo Viana (UB), que é um dos três deputados que compõem o GT que discute a Reforma tributária e também o autor do requerimento disse em nota que o “principal objetivo da visita é mostrar e convencer o colegiado da importância das vantagens competitivas de que a Zona Franca de Manaus usufrui hoje, tanto social, econômica e ambiental, e não somente para o Amazonas, mas para o país e o planeta”, disse.
O deputado agradeceu à Bancada do Amazonas, além de ressaltar o papel de outros deputados que deram a chance de “provar que o nosso modelo de desenvolvimento regional é exitoso, superavitário, gera 500 mil empregos diretos e indiretos e dá uma contrapartida ambiental conservando 97% das florestas do Amazonas”.
Nas redes sociais, o parlamentar também comemorou a aprovação e disse “Feliz em informar que aprovamos o requerimento para que membros do GT da Reforma Tributária façam visita técnica ao Polo Industrial de Manaus”.
Outros estados
Ainda na Sessão Plenária de ontem, foram aprovados mais 15 requerimentos, onde há a inclusão de várias audiência públicas que abrem debates regionais não só no Amazonas, mas me outros cinco estados do país, são eles Goiás, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Roraima.
porém, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador do grupo, ampliou um dos requerimentos para que fiquem pré-aprovadas audiências em todo os estados conforme o interesse dos deputados”, conforme publicação da Agência Câmara de Notícias.