MANAUS – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou o Projeto de Lei nº 530/2021, do vereador Jander Lobato (PSD), que visa garantir a disponibilidade de banheiros e fraldários para os clientes em farmácias da capital. O PL seguiu à sanção da Prefeitura de Manaus.
O que diz a Lei
Segundo o projeto, as redes de estabelecimentos serão obrigadas a disponibilizar tais espaços de forma gratuita para uso dos consumidores em suas dependências.
“Esses estabelecimentos comercializam uma variedade de produtos e serviços, e o mínimo esperado é que tenham condições adequadas para atender uma pessoa idosa que necessite utilizar o banheiro, ou mesmo uma mãe com um bebê que precise trocar suas fraldas”, explicou Jander.
Projeto
– A iniciativa do Projeto de Lei surgiu da observação do parlamentar sobre a necessidade manifestada por clientes e público em geral, de que os estabelecimentos farmacêuticos, especialmente as redes de drogarias, devem oferecer obrigatoriamente o serviço de fraldário e banheiros para seus clientes.
Vale ressaltar, segundo o parlamentar, que o PL visa proporcionar condições mínimas de segurança, higiene e conforto ao consumidor. O projeto agora segue para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Mães
As mães servidoras da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foram homenageadas na manhã desta sexta-feira (10/05), em comemoração ao Dia das Mães, que será celebrado neste domingo (12/05).
A solenidade aconteceu na sala de cinema Silvino Santos e reuniu servidoras de diversas diretorias da Casa Legislativa, que foram presenteadas com serviços de corte de cabelo, manicure, além de um vídeo com imagens dos filhos.
“Além de serem mulheres guerreiras, nossas servidoras desempenham um papel fundamental aqui na CMM. Elas são sinônimos de sensibilidade, carinho e muito trabalho. Se o parlamento municipal é um órgão de excelência, é por conta delas. Feliz dia das Mães para todas as nossas mamães servidoras”, destacou o presidente da CMM, vereador Caio André (União Brasil).
Leorides Lima é servidora do Parlamento Municipal há mais de 30 anos e aprovou a manhã de homenagens.
“Domingo é uma data especial para nós, que somos mamães. Ao homenagear as mães, a CMM mostra que está exaltando a figura da mulher, e isso é fundamental. Ser mãe é algo único na vida, e temos muitas mulheres que trabalham aqui que precisam conciliar a rotina e ter esses momentos é prazeroso”, afirmou.
Mãe de dois filhos, Karen Tiúba, chefe da Divisão de Apoio ao Plenário, considera a maternidade uma bênção.
“Para mim é uma honra ser mãe. E criá-los é emocionante demais. Eles me complementam e fazem isso com zelo e amor. Cada vez que estou cansada do trabalho ou chateada, eles vem, me abraçam e me edificam. Ser mãe é tudo de bom”, afirmou.
Leia mais: Após uma semana de folga, vereadores voltam à CMM