MANAUS – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu olhar para a BR-319 e anunciou nesta terça-feira (10), em Manaus, que vai estudar a viabilidade da BR-319, velho sonho do Amazonas. Ele ainda anunciou R$ 500 milhões para dragagem que vai dar navegabilidade aos rios do Amazonas.
Falando para políticos e se dirigindo ao governador Wilson Lima, em Manaquiri, disse que é de interesso do Governo Federal solucionar a BR-319 e ajudar o Amazonas.
“É preciso parar com essa história de achar que é a companheira Marina que não quer construir a BR-319. Essa BR-319 foi construída nos anos 1970, foi abandonada por desleixo não sei de quem, ficou sem funcionar, e hoje ela tem uma parte ‘para cá’ que funciona, outra parte que funciona e o meio são 400 quilômetros que ficaram inutilizáveis”, afirmou o presidente da República.
“Eu quero dizer para o governador, para o senador Omar Aziz, para o senador Eduardo Braga, que eu já consertei muitos bueiros quando eles eram governadores. Nós vamos chamar vocês para discutir essa BR-319. Queremos pactuar com o governo estadual e a federação, e vamos ter que garantir que nós não vamos permitir o desmatamento e a grilagem de terra próximo da rodovia, como é habitual acontecer neste país”, afirmou Lula.
Lula cumpre agenda hoje no Amazonas, tanto em Manaus, quanto em Tefé. “Queremos a Amazônia como patrimônio soberano deste país e estudar a riqueza da biodiversidade para saber se a gente consegue fazer com que os povos indígenas, ribeirinhos, seringueiros e extrativistas vivam e ganhem dinheiro com a preservação da Amazônia”, disse.
Lula mostrou que sabe dos problemas enfrentados pelo Amazonas na estiagem.
LEIA MAIS: Lula chega ao AM para anunciar medidas de combate à seca
“Nós vamos construir 50 e poucos quilômetros e, enquanto isso, vamos preparar o estado do Amazonas para que a gente possa entregar definitivamente a ligação entre Manaus e Porto Velho. Temos consciência que a rodovia ganha outra importância quando o rio Madeira está seco e não podemos deixar duas capitais isoladas, mas vamos fazer isso com muita responsabilidade”, prometeu o petista.